Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: SILVANA LOURDES ZAT
UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Pato Branco - PR
Dissertação
Título
A educação financeira no ensino médio da escola em tempo integral do Paraná
Resumo
Educação Financeira passou a fazer parte das escolas de Tempo Integral do Paraná em 2021, como disciplina da base curricular diversificada. Acreditando-se na importância de trazer este assunto para conhecimento e discussão, o presente trabalho busca apresentar como essa mudança educacional foi implantada e implementada, bem como discutir de uma perspectiva crítica como a Educação Financeira está sendo abordada no âmbito desta alteração curricular, por meio de análise do plano de aula e dos materiais didáticos disponibilizados pela Secretaria Estadual da Educação e Esporte do Paraná (SEED). A pesquisa foi de cunho qualitativo pautada na análise documental e análise de conteúdo proposta por Bardin (1977), Os dados foram extraídos de um conjunto de materiais (plano de aula, slides, vídeo aula e lista de exercícios) associados a três aulas da disciplina de Educação Financeira. Sendo uma do primeiro, do segundo e do terceiro ano do Ensino Médio, do ano de 2021, das Instituições Escolares Paranaenses de Tempo Integral. A escolha da análise documental ocorre pelo fato desta inserção curricular ser oficializada por meio da publicação e divulgação de documentos que instruem, informam e regulamentam a inserção da disciplina no currículo escolar. Desta forma a pesquisa foi pautada nestes três momentos a saber: a pré-análise, destinada a coleta dos dados, o segundo momento da pesquisa, a exploração do material, foi a delimitação das aulas e também dos materiais que seriam analisados, iniciando-se uma leitura de todo o material visando a identificação de expressões relacionadas diretamente ao conceito de Educação Financeira e realizando-se recortes buscando-se a extração dos excertos do material associados direta e indiretamente às expressões frequentes. Esses excertos foram categorizados e originaram quatro categorias de análise, cada uma delas composta por duas subcategorias. A “Dinheiro”, composta pelas subcategorias: “Dinheiro - conceito” e “Relação do sujeito com o dinheiro”; “Educação Financeira” e compõe-se das subcategorias: “O que é Educação Financeira” e “Para quem é importante a Educação Financeira; “Consumo”, formada pelas subcategorias: “Consumo: necessidade X emoção” e “Consumo consciente e Consumo que resulta em dívidas” e “Prosperidade Financeira” constituída das subcategorias: “Prosperidade financeira e seus traços comportamentais” e “Quem é próspero financeiramente”. O último momento foi o tratamento dos resultados, deduções, interpretações dos dados construídos, com base na fundamentação das categorias analisadas. Após as referidas análises constatou-se que a Educação Financeira, como disciplina curricular faz parte do contexto educacional paranaense. No entanto é necessário destacar que os materiais didáticos, precisam melhorar muito no sentido de fornecer maior suporte aos professores, de maneira mais transparente e com uma participação mais efetiva dos mesmos na elaboração deste material. Ainda, a Educação Financeira tem muito a contribuir dentro do ambiente escolar e consequentemente na construção de gerações futuras mais responsáveis quanto às finanças.
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