MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: RENATA BITTENCOURT SANDE

UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Cruz das Almas - BA

Dissertação

Título
TRANÇADOS AMAZÔNICOS DO POVO BORA E A ETNOMATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Resumo
No contexto que envolve a prática docente há uma preocupação com relação às dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de matemática, particularmente, quando se trata de comunidades e grupos étnicos.Esse trabalho se propôs a desenvolver uma atividade com o uso da Etnomatemática, com intuito de facilitar o aprendizado significativo do alunado. A atividade desenvolvida estabelece conexões com o conteúdo de matemática do 8º ano do Ensino Fundamental II, especificamente, o conceito de simetrias, transformações geométricas e cálculo de áreas, dinamizando a abordagem geométrica com a associação destes conteúdos, ao artesanato da cultura Bora. A sugestão contida neste trabalho é motivada pela perspectiva de trabalhar conteúdos com instrumentos pedagógicos, oriundos de realidades culturais, podem melhorar a dinâmica de aprendizado. A efetiva aplicação de tal abordagem é direcionada a trabalhos futuros.
[Download TCC]