Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: TAINA LUARA FERREIRA SALLES
UnB - Universidade de Brasília - Brasília - DF
Dissertação
Título
Frações na perspectiva do ensino exploratório: experiência no sexto ano do ensino fundamental
Resumo
A presente pesquisa aborda o estudo, a replicação e a análise de um conjunto de aulas com o
objetivo geral de promover a compreensão do tópico curricular de frações no sexto ano do
ensino fundamental, com o apoio das Barras de Cuisenaire. O conjunto de aulas foi
desenvolvido junto a alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola particular do
Distrito Federal, na perspectiva do Ensino Exploratório (Canavarro, 2011). Observou-se que o
material manipulável contribuiu para a ampliação da compreensão dos alunos sobre o
significado dos números fracionários, bem como para a resolução de situações-problema que
envolviam operações com frações. Além disso, ressalta-se o valor das ações lúdicas e
exploratórias no processo de aprendizagem, pois proporcionam aos alunos diferentes formas de
explorar e registrar suas produções matemáticas, facilitando, assim, a assimilação do conteúdo.
[Download TCC]