Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MATHEUS DELAINE TEIXEIRA ZANETTI
UnB - Universidade de Brasília - Brasília - DF
Dissertação
Título
Jogo dos Investimentos: a matemática financeira entrando na sala de aula do Ensino Médio sob a perspectiva do pensamento crítico e criativo
Resumo
Com a implementação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC e a reforma do Ensino
Médio, novos objetos de ensino foram introduzidos de forma explícita no currículo escolar,
entre eles, a matemática financeira. Considerando esse tópico, esta dissertação foi desenvolvida
com o objetivo de analisar as potencialidades de um jogo para trabalhar com tópicos do campo
da matemática financeira junto a alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola da rede
pública de ensino do Distrito Federal, construído e sustentado por teorias que se baseiam em
técnicas e estratégias de estímulo ao pensamento crítico e criativo em matemática. O jogo em
análise, configura-se como um produto educacional desenvolvido no âmbito do Mestrado
Profissional em Matemática em Rede Nacional – ProfMat. A pesquisa produziu informações
de natureza qualitativa por meio de 4 (quatro) instrumentos: a) Questionário para diagnóstico
inicial; b) Jogo de tabuleiro, intitulado “Jogo dos Investimentos”; c) Formulário “Projeções
Futuras”; d) Roda de Conversa. A partir dessas informações, foi possível analisar a
manifestação do pensamento crítico e criativo em matemática por meio do Jogo dos
Investimentos, concluindo a sua adequação ao propósito de sua criação, bem como
identificando potencialidades e limitações no que diz respeito ao desenvolvimento do
pensamento crítico e criativo na resolução de situações-problema com matemática financeira
[Download TCC]