Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LUCIANA SOUZA VIEIRA DE MENEZES
UnB - Universidade de Brasília - Brasília - DF
Dissertação
Título
ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA PARA O ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ITINERÁRIO FORMATIVO
Resumo
O presente trabalho apresenta uma proposta de itinerário formativo para o Ensino
Médio, do tipo eletiva, abordando o tema Alfabetização Financeira, estruturado
segundo três referências principais: Quadro de Competências Essenciais em
Alfabetização Financeira para Jovens, as avaliações de Letramento Financeiro do
Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, ambos elaborados pela
Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico/ Rede Internacional
de Educação Financeira, e o documento Recomendações e Orientações para
Elaboração e Arquitetura Curricular dos Itinerários Formativos, elaborado pelo
Conselho Nacional de Secretários de Educação. Como objetivos, a dissertação visa
auxiliar professores e instituições na implementação do Novo Ensino Médio, conforme
preconiza a Base Nacional Comum Curricular e permitir que os estudantes entre 15 e
18 anos alcancem o nível básico de conhecimento em finanças adequados à realidade
da faixa etária, segundo parâmetros internacionais de avaliação.
[Download TCC]