MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: LUCIANA SOUZA VIEIRA DE MENEZES

UnB - Universidade de Brasília - Brasília - DF

Dissertação

Título
ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA PARA O ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ITINERÁRIO FORMATIVO
Resumo
O presente trabalho apresenta uma proposta de itinerário formativo para o Ensino Médio, do tipo eletiva, abordando o tema Alfabetização Financeira, estruturado segundo três referências principais: Quadro de Competências Essenciais em Alfabetização Financeira para Jovens, as avaliações de Letramento Financeiro do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, ambos elaborados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico/ Rede Internacional de Educação Financeira, e o documento Recomendações e Orientações para Elaboração e Arquitetura Curricular dos Itinerários Formativos, elaborado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação. Como objetivos, a dissertação visa auxiliar professores e instituições na implementação do Novo Ensino Médio, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular e permitir que os estudantes entre 15 e 18 anos alcancem o nível básico de conhecimento em finanças adequados à realidade da faixa etária, segundo parâmetros internacionais de avaliação.
[Download TCC]