MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: FLAVIO DANIEL LUZ REGO

UFPA - Universidade Federal do Pará - Castanhal - PA

Dissertação

Título
ENSINO DE FRAÇÕES EM TURMAS DO 6º ANO FUNDAMENTAL COM USO DA ABORDAGEM STEAM - (SCIENCE, TECHNOLOGY, ENGINEERING, ARTS AND MATHEMATICS)
Resumo
O presente trabalho aborda o uso das metodologias ativas para uma educação inovadora com ênfase na abordagem STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) no ensino de frações para turmas de matemática do sexto ano do ensino fundamental. Tem como objetivo analisar que contribuições podem apresentar propostas de sequência didática baseadas na metodologia STEAM para o ensino de frações. A produção desse estudo foi subdividida em dois momentos: levantamento da literatura disponível sobre o assunto e apresentação de uma sequência didática como proposta de atividade ao professor com intuito de motivá-lo a diversificar sua prática pedagógica na abordagem dos conteúdos de frações com os estudantes de turmas do sexto ano. A sequência didática sugerida, embora baseada numa ideia simples que é de, através da construção de um monocórdio com materiais do cotidiano ensinar conteúdos de frações, tem por finalidade abordar, de forma transdisciplinar, o assunto de maneira que os estudantes, fazendo uso de ferramentas de diversas áreas (ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática) participem de forma ativa na produção do conhecimento bem como percebam as conexões existentes entre as diversas áreas do saber. Como proposta metodológica, considera-se que as metodologias ativas, principalmente a STEAM, tem o potencial de oferecer, dentro da perspectiva da sequência didática, um norteamento ao professor que, fazendo uso das metodologias ativas de ensino na sua prática pedagógica, poderá tornar o conteúdo de frações uma atividade transdisciplinar e dinâmica em que o estudante tenha a capacidade de relacionar conteúdos de diferentes disciplinas e fazer as devidas conexões com o seu cotidiano.
[Download TCC]