Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FLAVIO DANIEL LUZ REGO
UFPA - Universidade Federal do Pará - Castanhal - PA
Dissertação
Título
ENSINO DE FRAÇÕES EM TURMAS DO 6º ANO FUNDAMENTAL COM USO DA ABORDAGEM STEAM - (SCIENCE, TECHNOLOGY, ENGINEERING, ARTS AND MATHEMATICS)
Resumo
O presente trabalho aborda o uso das metodologias ativas para uma educação
inovadora com ênfase na abordagem STEAM (Science, Technology,
Engineering, Arts and Mathematics) no ensino de frações para turmas de
matemática do sexto ano do ensino fundamental. Tem como objetivo analisar
que contribuições podem apresentar propostas de sequência didática
baseadas na metodologia STEAM para o ensino de frações. A produção desse
estudo foi subdividida em dois momentos: levantamento da literatura disponível
sobre o assunto e apresentação de uma sequência didática como proposta de
atividade ao professor com intuito de motivá-lo a diversificar sua prática
pedagógica na abordagem dos conteúdos de frações com os estudantes de
turmas do sexto ano. A sequência didática sugerida, embora baseada numa
ideia simples que é de, através da construção de um monocórdio com materiais
do cotidiano ensinar conteúdos de frações, tem por finalidade abordar, de
forma transdisciplinar, o assunto de maneira que os estudantes, fazendo uso
de ferramentas de diversas áreas (ciência, tecnologia, engenharia, arte e
matemática) participem de forma ativa na produção do conhecimento bem
como percebam as conexões existentes entre as diversas áreas do saber.
Como proposta metodológica, considera-se que as metodologias ativas,
principalmente a STEAM, tem o potencial de oferecer, dentro da perspectiva da
sequência didática, um norteamento ao professor que, fazendo uso das
metodologias ativas de ensino na sua prática pedagógica, poderá tornar o
conteúdo de frações uma atividade transdisciplinar e dinâmica em que o
estudante tenha a capacidade de relacionar conteúdos de diferentes disciplinas
e fazer as devidas conexões com o seu cotidiano.
[Download TCC]