Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: GISELLE BALEEIRO ESPINHEIRO
UFPA - Universidade Federal do Pará - Castanhal - PA
Dissertação
Título
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA E ÁREAS CORRELATAS: propostas de projetos pedagógicos para o novo Ensino Médio
Resumo
A dissertação aborda os principais desafios curriculares para a área de Matemática propostos
nas discussões sobre o Novo Ensino Médio. O objetivo principal é analisar como a escola pode
organizar-se a partir das metodologias ativas, para a implementação curricular nesta etapa de
ensino, considerando a aprendizagem de Matemática. Quanto à metodologia, o trabalho foi
subdividido em dois momentos: análise documental e da literatura pertinente e, em seguida,
apresentação de propostas para a flexibilização curricular. No estudo, há um breve relato da
história da educação no Brasil para poder chegar aos desafios do Novo Ensino Médio pautando,
logo depois a metodologia ativa: aprendizagens baseadas em projetos. No entanto, são
apresentados seis projetos para complementar a Proposta de Flexibilização Curricular - PFC
que a Escola Estadual de Ensino Médio Lameira Bittencourt, localizada em Castanhal, Pará,
precisa desenvolver em 2023. Ao analisar a Base Nacional Comum Curricular - BNCC e o
Currículo do Pará, na área da Matemática e suas Tecnologias, no objetivo de ser desenvolvidos
no Novo Ensino Médio, constata-se o quão grande serão os desafios a todos os estados
brasileiros, por isso a necessidade de propostas, a exemplo das metodologias ativas.
Considera-se que a metodologia de projetos de forma interdisciplinar, busca unir as áreas de
conhecimentos e instigar o pensamento para fomentar possibilidades de conhecimento,
recomendadas na legislação pertinente para a educação Ensino Médio. Neste sentido, é possível
que a escola se organize a partir das metodologias ativas, desde que os envolvidos no processo
busquem desde a formação necessária até as metodologias mais adequadas ao seu contexto.
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