MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: GISELLE BALEEIRO ESPINHEIRO

UFPA - Universidade Federal do Pará - Castanhal - PA

Dissertação

Título
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA E ÁREAS CORRELATAS: propostas de projetos pedagógicos para o novo Ensino Médio
Resumo
A dissertação aborda os principais desafios curriculares para a área de Matemática propostos nas discussões sobre o Novo Ensino Médio. O objetivo principal é analisar como a escola pode organizar-se a partir das metodologias ativas, para a implementação curricular nesta etapa de ensino, considerando a aprendizagem de Matemática. Quanto à metodologia, o trabalho foi subdividido em dois momentos: análise documental e da literatura pertinente e, em seguida, apresentação de propostas para a flexibilização curricular. No estudo, há um breve relato da história da educação no Brasil para poder chegar aos desafios do Novo Ensino Médio pautando, logo depois a metodologia ativa: aprendizagens baseadas em projetos. No entanto, são apresentados seis projetos para complementar a Proposta de Flexibilização Curricular - PFC que a Escola Estadual de Ensino Médio Lameira Bittencourt, localizada em Castanhal, Pará, precisa desenvolver em 2023. Ao analisar a Base Nacional Comum Curricular - BNCC e o Currículo do Pará, na área da Matemática e suas Tecnologias, no objetivo de ser desenvolvidos no Novo Ensino Médio, constata-se o quão grande serão os desafios a todos os estados brasileiros, por isso a necessidade de propostas, a exemplo das metodologias ativas. Considera-se que a metodologia de projetos de forma interdisciplinar, busca unir as áreas de conhecimentos e instigar o pensamento para fomentar possibilidades de conhecimento, recomendadas na legislação pertinente para a educação Ensino Médio. Neste sentido, é possível que a escola se organize a partir das metodologias ativas, desde que os envolvidos no processo busquem desde a formação necessária até as metodologias mais adequadas ao seu contexto.
[Download TCC]