MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: JESSICA DE AGUIAR FRANCA

UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis - SC

Dissertação

Título
Proposta para o Ensino de Funções Usando a Ferramenta Digital Desmos
Resumo
O ensino de funções na educação básica pode ser considerado um desafio pedagógico, por ser um conceito que depende de uma rede complexa de outros conceitos matemáticos, como variável, plano cartesiano e taxa de variação, bem como ser um tópico que integra diferentes subáreas da matemática. Desde que o tópico de funções foi incluído na educação básica, em 1931, o ensino de funções permaneceu no currículo brasileiro, sendo até hoje considerado uma ideia central para o ensino de matemática. Ainda assim, dificuldades no processo de ensino aprendizagem de funções são inúmeras, abrangendo desde desentendimento da notação matemática. a dificuldades de compreensão das diferentes representações de funções. Dessa forma, este trabalho foi desenvolvido visando criar uma sequencia didática, utilizando a tecnologia de forma integrada, que possibilite ao aluno adquirir uma compreensão ampla e profunda de funções, sendo capaz de modelar situações-problema, interpretar funções em diferentes contextos, traduzir entre as diferentes representações de funções e materializar o conceito de funções como objeto matemático. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o processo de ensino-aprendizagem de funções, e desenvolvidos dois produtos educacionais: um guia de utilização dos recursos disponibilizados pela Desmos, incluindo sua calculadora gráfica e as Atividades para sala de aula, e uma sequencia didática para o ensino de funções para alunos de ensino médio. A sequencia didática proposta aqui se inicia apresentando situações problemas relacionadas ao cotidiano dos estudantes de forma a promover um entendimento do conceito de variáveis e relação funcional a partir das noções intuitivas já presentes nos estudantes. E proposto um foco maior nos aspectos qualitativos do pensamento funcional e uma enfase ao uso simultâneo das diferentes representações de funções: verbal, gráfica, numérica e algébrica. A seguir, os alunos são levados a explorar a influencia dos parâmetros nas funções de diferentes famílias de forma dinâmica e autoguiada, com o uso das ferramentas da plataforma Desmos. Os estudantes tem a oportunidade de desenvolver a capacidade de planejar e executar translações, transformações e limitações de domínio e imagem em funções em suas diversas representações.
[Download TCC]