MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ANTONIO RODRIGO SOUZA SERAFIM

UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ

Dissertação

Título
BACKGROUNDS E FOREGROUNDS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA A PARTIR DA METODOLOGIA DE TAREFAS
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo descrever os efeitos produzidos numa turma de uma escola pública municipal do Rio de Janeiro sobre a resolução de tarefas baseadas nas ideias e concepções da Educação Matemática Crítica, mais especificamente, nos conceitos de backgrounds e foregrounds, amplamente discutidos por Ole Skovsmose. Trata-se de um trabalho que se deu a partir das inquietações deste professor-pesquisador que, diante das dificuldades apresentadas pelos seus estudantes, sobretudo, no que diz respeito à interpretação de enunciados em tarefas contextualizadas de Matemática, escolheu investigar modos e estratégias pedagógicas para compreender os backgrounds e foregrounds dos alunos a fim de contribuir com o ensino e a aprendizagem em Matemática na Educação Básica. A presente pesquisa, amparada pela pesquisa participativa aliada à metodologia da pesquisa-ação, sob o ponto de vista de Michel Thiollent, foi realizada com uma turma do 7o ano de uma escola da rede municipal de ensino da cidade do Rio de Janeiro, logo após o retorno às aulas presenciais em meio a um período pandêmico. Dividida em dois dias, a atividade sugerida consistiu na proposição de duas tarefas, com perguntas que buscavam entender a relação dos alunos com a Matemática, e como eles percebiam os conteúdos matemáticos já aprendidos no contexto social em que vivem para, posteriormente, associar estas ideias às suas pretensões profissionais para o futuro, referindo-se aos seus backgrounds e foregrounds. Antes da aplicação das tarefas, o professor-pesquisador promoveu discussões com os estudantes a fim de instigá-los, motivando- os a refletirem sobre os temas que seriam tratados a seguir. Foi possível observar, durante todo o tempo de realização da tarefa, um grande interesse na atividade por parte dos alunos, que interagiram de modo engajado entre si e com o professor-pesquisador, tanto ao longo das discussões quanto ao momento de responder os questionários. Em geral, os estudantes conseguiram mostrar, de forma clara, as suas impressões sobre como a Matemática aparece em seu dia a dia e sobre a importância que tem no que se refere às suas perspectivas profissionais.
[Download TCC]