Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANTONIO RODRIGO SOUZA SERAFIM
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ
Dissertação
Título
BACKGROUNDS E FOREGROUNDS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA A PARTIR DA METODOLOGIA DE TAREFAS
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo descrever os efeitos produzidos numa turma de uma escola
pública municipal do Rio de Janeiro sobre a resolução de tarefas baseadas nas ideias e
concepções da Educação Matemática Crítica, mais especificamente, nos conceitos de
backgrounds e foregrounds, amplamente discutidos por Ole Skovsmose. Trata-se de um
trabalho que se deu a partir das inquietações deste professor-pesquisador que, diante das
dificuldades apresentadas pelos seus estudantes, sobretudo, no que diz respeito à interpretação
de enunciados em tarefas contextualizadas de Matemática, escolheu investigar modos e
estratégias pedagógicas para compreender os backgrounds e foregrounds dos alunos a fim de
contribuir com o ensino e a aprendizagem em Matemática na Educação Básica. A presente
pesquisa, amparada pela pesquisa participativa aliada à metodologia da pesquisa-ação, sob o
ponto de vista de Michel Thiollent, foi realizada com uma turma do 7o ano de uma escola da
rede municipal de ensino da cidade do Rio de Janeiro, logo após o retorno às aulas presenciais
em meio a um período pandêmico. Dividida em dois dias, a atividade sugerida consistiu na
proposição de duas tarefas, com perguntas que buscavam entender a relação dos alunos com a
Matemática, e como eles percebiam os conteúdos matemáticos já aprendidos no contexto social
em que vivem para, posteriormente, associar estas ideias às suas pretensões profissionais para
o futuro, referindo-se aos seus backgrounds e foregrounds. Antes da aplicação das tarefas, o
professor-pesquisador promoveu discussões com os estudantes a fim de instigá-los, motivando-
os a refletirem sobre os temas que seriam tratados a seguir. Foi possível observar, durante todo
o tempo de realização da tarefa, um grande interesse na atividade por parte dos alunos, que
interagiram de modo engajado entre si e com o professor-pesquisador, tanto ao longo das
discussões quanto ao momento de responder os questionários. Em geral, os estudantes
conseguiram mostrar, de forma clara, as suas impressões sobre como a Matemática aparece em
seu dia a dia e sobre a importância que tem no que se refere às suas perspectivas profissionais.
[Download TCC]