Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LUCILENE DE SOUZA TATAGIBA
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ
Dissertação
Título
EMPREENDEDORISMO JUVENIL E EDUCAÇÃO FINANCEIRA: um trabalho colaborativo entre estudantes ao elaborar um plano de negócios
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar as competências da educação financeira e da educação
empreendedora desenvolvidas ou não pelos alunos ao elaborarem um projeto empreendedor.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa que foi realizada em uma escola estadual do Rio de Janeiro
com 64 alunos pertencentes a três turmas de 1º ano do ensino médio profissionalizante em
tempo integral. Para a coleta de dados, além da observação durante a execução do projeto foi
aplicado um questionário aos alunos. A atividade consistia na elaboração de um plano de
negócios a ser realizada por cada grupo de estudantes. Para tal, foram utilizados o laboratório
de informática da escola, os smartphones de alguns alunos, planilhas eletrônicas e a plataforma
educacional on-line Schoology. Para facilitar a execução do trabalho, o projeto foi dividido em
quatro etapas, começando pelo planejamento e terminando com a aplicação do questionário.
Como resultados, observamos o desenvolvimento de competências relacionadas à educação
financeira e à educação empreendedora pelos estudantes, tais como planejamento, organização,
administração, adaptabilidade, flexibilidade, criatividade, trabalho em equipe, resiliência, entre
outros. Além disso, foi possível observar que a principal limitação para a realização do projeto
na escola pública está relacionada à infraestrutura, especialmente em relação aos equipamentos
tecnológicos, que no caso dessa pesquisa foram os computadores e o acesso à internet.
[Download TCC]