MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: CLAUDINEI FERREIRA DA SILVA

UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campo Grande - MS

Dissertação

Título
Modelagem Matemática: Contribuições para Cursos Técnicos em Eletrotécnica
Resumo
O presente estudo trata da aplicação da Modelagem Matemática no cálculo do fator de potência, através de atividades desenvolvidas com uma turma de alunos do curso de Eletrotécnica do IFMS- Campus Campo Grande. A proposta de utilizar a modelagem matemática como estratégia de ensino deve-se ao fato que muitos alunos tem dificuldade em resolver situações problemas que envolvam conceitos de eletricidade, que é um assunto estudado ao longo de todo curso. Dessa forma, associar os conceitos estudados desta disciplina com situações do cotidiano, fica mais prazeroso e fácil de assimilar em detrimento de se estudar inúmeras fórmulas que muitas vezes não fazem sentido para os alunos no primeiro momento. A pesquisa teve caráter qualitativo e a coleta de dados foi realizada por meio de questionários, registros das respostas das atividades desenvolvidas, observação e preenchimento de um formulário online pelos estudantes. Conceitos matemáticos como: teorema de Pitágoras, razões trigonométricas, medida de ângulos em graus e radianos, vetores, regra de três foram explorados e trabalhados com os estudantes. O tema fator de potência foi escolhido para ser aplicado e desenvolvido buscando a contextualização e a interdisciplinaridade, com o intuito de inserir a matemática no cotidiano dos alunos. Sendo assim, os resultados dos dados obtidos veio ao encontro com a proposta da pesquisa, o que permitiu articular a Matemática com assuntos relacionados à Eletrotécnica. Palavras-chave: Modelagem Matemática. Ensino Médio Integrado. Instituto Federal. Eletrotécnica.
[Download TCC]