MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: OSVALDO GOMES DA SILVA NETO

UFPA - Universidade Federal do Pará - Castanhal - PA

Dissertação

Título
Uma Proposta de Uso do Desmos como Recurso Digital no Ensino de Geometria à Luz das Avaliações Nacionais
Resumo
Este texto versa sobre a construção de uma proposta metodológica como intervenção no ensino de geometria que visa estipular parâmetros na elaboração e discussão de atividades com foco nas características de resolução abordadas em avaliações nacionais tais como o Exame Nacional de Qualificação (ENQ) e a prova de segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) disposta ao aprimoramento profissional na forma de ferramenta de ensino e como fonte de estudos por parte de estudantes. Primeiramente são apresentados os modelos destas avaliações e a justificativa da proposta baseada nos modelos, buscando contextualizar tanto estes parâmetros quanto fomentar às discussões de como se dão as avaliações e como elas podem ser usadas na formação de alunos, justificando tal escolha pela experiência em sala de aula tanto como estudante quanto como docente. Em seguida são expostas ferramentas com uso do Desmos, software que funciona como plataforma de ensino que conta com diversas ferramentaws matemáticas, que podem auxiliar nessa formação como o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, bem como caracterizar alguns critérios avaliativos e fundamentar uma metodologia baseada na discussão e possibilidades que cada elemento pode trazer. Com isso, pode-se expor a necessidade de atualização metodológica bem como uma maior aplicabilidade das ferramentas expostas e disponíveis aos profissionais da educação, culminando na diversificação da abordagem em sala de aula e no maior dinamismo das relações.
[Download TCC]