MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ALEX MARQUES DOS REIS

IFSP - Instituto Federal de São Paulo - São Paulo - SP

Dissertação

Título
Os números reais e a História da Matemática: possibilidades de abordagens na Educação Básica
Resumo
O objetivo do presente estudo é propor a discussão e reflexão de possíveis abordagens dos Números Reais na Educação Básica, por meio da História da Matemática, trazendo os pontos de vista históricos e alguns momentos em que precisamos de um conjunto mais adequado do que o conjunto dos números inteiros. Nesse sentido, vamos apresentar aspectos históricos relacionados aos números racionais e irracionais, culminando nos números reais. Primeiramente, vamos entender a importância do estudo da História da Matemática na Educação Básica, apresentando as vantagens e possíveis desafios em abordar o tema na sala de aula, compreendendo também a importância do estudo dos números reais enfatizando as dificuldades que temos de aprender tal assunto. Apresentamos conjunturas históricas que envolveram os números reais desde os povos antigos, tais como os Babilônios, Egípcios e Gregos, perpassando pelo seu desenvolvimento durante a Idade Média até a História Moderna. Por fim, indicamos algumas situações de origem histórica para que o professor possa aplicar em sala de aula, com o intuito de enriquecer o saber matemático sobre os números reais e possivelmente tornar o aprendizado desse conteúdo mais tangível para o aluno.
[Download TCC]