Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FABRICIO SANTOS SILVA
UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ
Dissertação
Título
Torre de Hanói no estudo de recorrência e indução finita para o Ensino Médio
Resumo
Este trabalho tem por finalidade apresentar aos docentes do nível médio da educação
básica uma perspectiva moderna sobre jogos, com o objetivo de abordar alguns conceitos
trabalhados no nível superior que poderiam ser aplicados no ensino básico. Tópicos como
Princípio da indução finita e recorrências lineares podem ser tratadas no Ensino Médio pelo
auxílio de jogos, com o propósito de diminuir o abismo das abordagens conceituais existentes
entre o ensino médio e o ensino superior. Para isso, foram elaboradas questões baseadas nas
regras de um jogo famoso conhecido como “Torre de Hanói”, criado pelo francês Édouard
Lucas. São introduzidos os conceitos de indução matemática e relação de recorrência a partir
dos padrões observados no jogo, isto é, como cada jogada se constitui em relação à jogada
anterior. Tais assuntos são usados para demonstração de propriedades elementares da
matemática, que são relevantes para o ensino médio. Este método consiste na apresentação
histórica da “Torre de Hanói”, em seguida, o início do jogo. É apresentada uma proposta de
ensino detalhada para aplicação em sala de aula. A proposta tem por finalidade trabalhar com
o professor de matemática possíveis caminhos para aplicação do estudo de recorrências e
indução finita no ensino médio. Queremos levar o professor juntamente com seus alunos a
construir um modelo para determinar o menor número de jogadas necessárias para conclusão
do jogo, aplicando os conceitos de indução e recorrência em outros problemas. Tudo o que é
tratado neste trabalho tem o auxílio de abordagens lúdicas. Os resultados obtidos devem estar
mais próximos às resoluções ideais do quebra-cabeça para chegar à percepção se o conceito
do princípio da indução finita e relação de recorrência foram bem absorvidos. Com isso, o
trabalho aqui apresentado tem por compromisso visionar a forma que podem ser tratados os
conceitos na graduação, percebendo que a ferramenta lúdica facilita o aluno da educação
básica a compreender os conteúdos matemáticos e resolver problemas, além de procurar
estabelecer um diálogo entre as abordagens feitas no ensino superior e básico.
[Download TCC]