Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: REBECA LUGAO DE LIMA DOMINGUES LAGARES
UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ
Dissertação
Título
Campo Conceitual Multiplicativo: Aprendendo com os argumentos dos alunos
Resumo
A presente pesquisa teve por objetivo principal analisar os conhecimentos
pertencentes ao eixo de produto de medidas, do campo conceitual multiplicativo,
apresentados por alunos do oitavo ano do ensino fundamental na resolução de
situações problemas que envolvem a estrutura multiplicativa. Na pesquisa, nos
propomos a responder a seguinte questão: “Quais conceitos relativos ao eixo de
produtos de medidas foram adquiridos por determinado grupo de alunos do
oitavo ano após o momento de isolamento pela pandemia do Covid - 19?” Para
isso, realizamos um estudo com 36 alunos, pertencentes a uma escola estadual e
integral, com proximidade a maior, e mais perigosa, comunidade da cidade de
Curitiba. A fundamentação teórica da pesquisa contou com a Teoria dos Campos
Conceituais proposta por Vergnaud ( 1983, 1990, 1994, 1996, 1998, 2009, 2019) e
com os estudos de Magina (2008, 2013, 2014). Realizamos o estudo apoiado no
modelo de pesquisa exploratória aliado às abordagens quantitativas e qualitativas na
modalidade de Estudo de Casos. Usamos como metodologia o teste diagnóstico
elaborado por Magina, Santos e Merlini (2014), Anexo A, que foi aplicado pela
pesquisadora, regente da turma observada. Como resultado, percebemos que o
isolamento pelo Covid-19 não é o principal motivo para o desempenho regular dos
sujeitos, visto que os conceitos abordados no teste diagnóstico devem ser
trabalhados desde o ensino fundamental 1, ou até mesmo na educação infantil.
Percebemos também que, o eixo de produto de medidas, do campo conceitual
multiplicativo, na perspectiva de resolução de problemas, é pouco explorado nos
anos iniciais do ensino fundamental, pela análise das resoluções. Sendo assim, é
necessário trabalhar com mais intensidade e intencionalidade as situações
referentes ao eixo de produtos de medidas, para que os alunos possam desenvolver
com expertise seus conhecimentos sobre o assunto, criando esquemas de conceitos
da vez mais bem elaborados.
[Download TCC]