MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: TAINNAH RABELO CARNEIRO DA SILVA

UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ

Dissertação

Título
Considerações sobre o ensino de funções no ensino fundamental e a linguagem matemática
Resumo
O estudo de Funções é um dos principais conteúdos do 1º ano do Ensino Médio, porém a base das informações para um bom entendimento do assunto se inicia nas séries finais do Ensino Fundamental. Durante esse período, o aluno precisa se familiarizar com as diferentes formas de escrever em linguagem matemática e fundamentar conceitos algébricos iniciais, correlacionando-os com o cotidiano. Contudo, sem um bom entendimento das regras dessa linguagem (que são diferentes da linguagem natural), o aluno apresenta inúmeras dificuldades, tanto em compreender os conceitos apresentados quanto em fazer as devidas correlações. A partir da experiência da autora em uma escola municipal do Rio de Janeiro, com turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental, o presente estudo tem por objetivo sugerir melhorias no ensino dos conteúdos relacionados a Funções, desde o 7º ano, sendo um dos focos, a forma de apresentar adequadamente a linguagem matemática. Para isso, foi feita uma análise dos currículos básicos e materiais do Ensino Fundamental, presentes nessa escola, para elaborar e apresentar possíveis intervenções que visam diminuir as dificuldades observadas em sala de aula, auxiliando o aluno a se apropriar mais da linguagem matemática, por meio do estudo de sua gramática.
[Download TCC]