Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: TAINNAH RABELO CARNEIRO DA SILVA
UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ
Dissertação
Título
Considerações sobre o ensino de funções no ensino fundamental e a linguagem matemática
Resumo
O estudo de Funções é um dos principais conteúdos do 1º ano do Ensino
Médio, porém a base das informações para um bom entendimento do assunto se inicia
nas séries finais do Ensino Fundamental. Durante esse período, o aluno precisa se
familiarizar com as diferentes formas de escrever em linguagem matemática e
fundamentar conceitos algébricos iniciais, correlacionando-os com o cotidiano.
Contudo, sem um bom entendimento das regras dessa linguagem (que são diferentes
da linguagem natural), o aluno apresenta inúmeras dificuldades, tanto em
compreender os conceitos apresentados quanto em fazer as devidas correlações. A
partir da experiência da autora em uma escola municipal do Rio de Janeiro, com
turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental, o presente estudo tem por objetivo
sugerir melhorias no ensino dos conteúdos relacionados a Funções, desde o 7º ano,
sendo um dos focos, a forma de apresentar adequadamente a linguagem matemática.
Para isso, foi feita uma análise dos currículos básicos e materiais do Ensino
Fundamental, presentes nessa escola, para elaborar e apresentar possíveis
intervenções que visam diminuir as dificuldades observadas em sala de aula,
auxiliando o aluno a se apropriar mais da linguagem matemática, por meio do estudo
de sua gramática.
[Download TCC]