MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ALEXANDRE SERGIO DA GAMA CALDAS

UFPA - Universidade Federal do Pará - Belém - PA

Dissertação

Título
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: PROPOSTA DO ENSINO DE INFLAÇÃO PARA O ENSINO MÉDIO
Resumo
A maioria dos estudantes do ensino médio consideram a discussão sobre a questão inflacionária no Brasil um tema distante ou, até mesmo, estranho. Além disso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz e educação financeira como itinerário formativo dentro do ensino da matemática, com o tema da inflação podemos aplicar os objetos de conhecimento através dos conteúdos como razão, proporção, porcentagem e variação percentual. Assim, essa pesquisa teve como objetivo desenvolver proposta didática relacionada a educação financeira, no aspecto de cálculos da inflação para alunos do ensino médio. A inflação tornou-se um dos assuntos mais discutidos nos últimos anos, mediante a instabilidade do cenário econômico nacional. Porém, ainda há muitas deficiências sobre o assunto, pois, a população não o conhece com abrangência. No Brasil ainda há uma carência no ensino de educação financeira, é urgente a disseminação desses conteúdos no país, a fim de contribuir com o desenvolvimento dos índices de educação e na qualidade da vida financeira das famílias. Dessa forma, foi desenvolvida uma proposta didática dividida em cinco aulas que abordaram os principais conceitos de inflação associados a educação financeira.
[Download TCC]