MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: DOMINGOS DA SILVA E SILVA

UFPA - Universidade Federal do Pará - Belém - PA

Dissertação

Título
UM ESTUDO DO CONCEITO DE PROPORCÃO VIA FUNÇÕES REAIS BELÉM
Resumo
Não é difícil encontrarmos alunos que não têm ideia do que consiste o processo de medir, o que é uma grandeza e, principalmente, quando que duas grandezas são proporcionais. Assim, nosso objetivo geral é desenvolver o conceito de proporção via funções reais, tentando, na medida do possível, esclarecer estes pontos, trilhando, portanto, um caminho que o professor do ensino básico possa seguir na hora de ensinar estes conteúdos. Para isso, faremos inicialmente uma apresentação e discussão dos conceitos de medida, grandeza e razão, os quais são pré-requisitos para o estudo de proporção. Esta apresentação e discussão é feita no contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no intuito de termos um embasamento nos documentos normativos no que diz respeito aos processos de ensino e aprendizagem destes e, ainda, verificarmos quais as habilidades que devem ser desenvolvidas nos alunos relativamente a cada um desses conceitos dentro de cada nível de ensino nos quais são introduzidos. Em seguida, faremos o estudo central deste trabalho, isto é, desenvolveremos o conceito de proporção via funções reais. O percurso que faremos, desde os conceitos de medida, grandeza e razão até o conceito de proporção via funções reais, será feito a partir de revisão bibliográfica, procurando desenvolver os conceitos de medida, grandeza e razão de modo que o professor possa utilizá-los desde o 6º ano do ensino fundamental. Quanto ao desenvolvimento do conceito de proporção via funções reais, este só pode ser utilizado a partir do 1º ano do ensino médio, uma vez que é no ensino médio que o conceito de função é abordado formalmente. Por fim, exploramos as aplicações do conceito de proporção na Matemática e na Física.
[Download TCC]