Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: THAMIRES DE BRITO MOTA
UFPA - Universidade Federal do Pará - Belém - PA
Dissertação
Título
Uma Proposta de Abordagem de Sequ^encias Recursivas no Ensino Basico
Resumo
O presente estudo teve como objetivo elaborar e aplicar uma sequ^encia didatica sobre o
ensino e aprendizagem de sequ^encias recursivas no ensino basico. Nesse sentido, desenvolvemos
uma sequ^encia de atividades que foi aplicada a 23 alunos do 9º ano do ensino
fundamental de uma escola publica no municpio de Ananindeua, no Para. Aplicamos
um teste diagnostico para a turma e os resultados mostraram que os alunos possuem
pouco ou nenhum conhecimento sobre a representac~ao algebrica de uma sequ^encia recursiva,
apesar de conseguir identicar o padr~ao numerico nas sequ^encias. Com base nesses
resultados, construmos e aplicamos uma sequ^encia de atividades, utilizando como metodologia
de pesquisa os princpios da Engenharia Didatica. Apos a aplicac~ao da sequ^encia
didatica, aplicamos um pos-teste para vericarmos se o aprendizado dos alunos havia sido
satisfatorio e as analises dos resultados foram signicativas e mostraram que os alunos
tiveram bons resultados, principalmente na identicac~ao algebrica das sequ^encias recursivas,
sendo assim, conclumos que a sequ^encia didatica aplicada contribuiu positivamente
para o aprendizado de sequ^encias recursivas.
[Download TCC]