MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: THAMIRES DE BRITO MOTA

UFPA - Universidade Federal do Pará - Belém - PA

Dissertação

Título
Uma Proposta de Abordagem de Sequ^encias Recursivas no Ensino Basico
Resumo
O presente estudo teve como objetivo elaborar e aplicar uma sequ^encia didatica sobre o ensino e aprendizagem de sequ^encias recursivas no ensino basico. Nesse sentido, desenvolvemos uma sequ^encia de atividades que foi aplicada a 23 alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola publica no municpio de Ananindeua, no Para. Aplicamos um teste diagnostico para a turma e os resultados mostraram que os alunos possuem pouco ou nenhum conhecimento sobre a representac~ao algebrica de uma sequ^encia recursiva, apesar de conseguir identi car o padr~ao numerico nas sequ^encias. Com base nesses resultados, construmos e aplicamos uma sequ^encia de atividades, utilizando como metodologia de pesquisa os princpios da Engenharia Didatica. Apos a aplicac~ao da sequ^encia didatica, aplicamos um pos-teste para veri carmos se o aprendizado dos alunos havia sido satisfatorio e as analises dos resultados foram signi cativas e mostraram que os alunos tiveram bons resultados, principalmente na identi cac~ao algebrica das sequ^encias recursivas, sendo assim, conclumos que a sequ^encia didatica aplicada contribuiu positivamente para o aprendizado de sequ^encias recursivas.
[Download TCC]