Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FELIPE ALEXANDRE CASTRO
UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ
Dissertação
Título
Uma proposta de adaptação da prova do Enem de matemática para alunos com TDAH
Resumo
Este trabalho apresenta e discute sobre a avaliação em matemática para
alunos com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade). Neste estudo,
pesquisamos a adaptação de avaliações de Matemática para alunos do terceiro ano
do Ensino Médio, mais especificamente, adaptamos questões da prova Enem (Exame
Nacional do Ensino Médio), a principal forma de acesso ao curso superior do país.
Para o trabalho, realizamos pesquisas normativas (legislação brasileira) e
bibliográficas. Dessa forma, os textos relacionados a esses temas tornam-se fontes
da pesquisa. Em paralelo, buscamos investigar o TDAH por meio da base de dados
do PROFMAT e do Google Acadêmico. Também realizamos buscas no site do Inep
(Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) sobre o
Enem e sua história. Apresentamos uma análise da necessidade de fazer provas
adaptadas para alunos com TDAH e adaptamos três questões do ENEM/2021. Além
disso, criarmos uma categorização dos tipos de questões do mesmo exame,
propomos o que deve ser feito para adaptar cada categoria de questões e concluímos
este trabalho acreditando que é possível sim adaptar esse exame para que os alunos
com TDAH possam concorrer de forma mais justa as vagas para o ensino superior
público.
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