MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: FELIPE ALEXANDRE CASTRO

UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ

Dissertação

Título
Uma proposta de adaptação da prova do Enem de matemática para alunos com TDAH
Resumo
Este trabalho apresenta e discute sobre a avaliação em matemática para alunos com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade). Neste estudo, pesquisamos a adaptação de avaliações de Matemática para alunos do terceiro ano do Ensino Médio, mais especificamente, adaptamos questões da prova Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a principal forma de acesso ao curso superior do país. Para o trabalho, realizamos pesquisas normativas (legislação brasileira) e bibliográficas. Dessa forma, os textos relacionados a esses temas tornam-se fontes da pesquisa. Em paralelo, buscamos investigar o TDAH por meio da base de dados do PROFMAT e do Google Acadêmico. Também realizamos buscas no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) sobre o Enem e sua história. Apresentamos uma análise da necessidade de fazer provas adaptadas para alunos com TDAH e adaptamos três questões do ENEM/2021. Além disso, criarmos uma categorização dos tipos de questões do mesmo exame, propomos o que deve ser feito para adaptar cada categoria de questões e concluímos este trabalho acreditando que é possível sim adaptar esse exame para que os alunos com TDAH possam concorrer de forma mais justa as vagas para o ensino superior público.
[Download TCC]