Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LUCAS FERNANDO SOARES DE OLIVEIRA
UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso - Sinop - MT
Dissertação
Título
DERIVADA NO ENSINO MÉDIO – UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO NA MODELAGEM MATEMÁTICA.
Resumo
O objetivo deste estudo foi elaborar um material de apoio para professores de
Matemática do Ensino Médio utilizarem alguns conceitos do Cálculo Diferencial em sala de
aula. Tal atitude por parte do docente propicia ao aluno uma experiência inovadora, através da
qual será estimulado a pensar matematicamente sobre situações reais e práticas. Mostraremos
como o Cálculo Diferencial pode auxiliar na resolução de problemas no Ensino Médio, e de
que modo professores podem trabalhar Modelagem Matemática com seus alunos. Vamos
apresentar os conceitos e caracterizações das derivadas, e aplicaremos tais definições em
situações-problema que envolvam Matemática, Física, Economia e Agronegócio. Os
conceitos abordados nesta pesquisa visam preparar o professor a trabalhá-los em sala de aula,
logo, possuem rigor e formalidade equivalentes ao estudo acadêmico. Já nas Sequências
Didáticas, onde o professor aplicará esses conceitos em sala de aula, eles serão trabalhados de
maneira mais intuitiva e menos rigorosa, adequado a estudantes do Ensino Médio.
[Download TCC]