Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ELIANE TEIXEIRA BARBOSA TORRES
UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso - Sinop - MT
Dissertação
Título
ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM DE FRAÇÃO POR MEIO DA TAXONOMIA DE BLOOM REVISADA E DA BNCC.
Resumo
Através da análise de livros didáticos de 6º e 7º anos do ensino fundamental, foram
propostas atividades que satisfazem os objetivos da taxonomia de Bloom revisada e
da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), preenchendo lacunas deixadas pelos
livros didáticos pesquisados. O objetivo é de propor atividades que contemplem outras
dimensões do conhecimento e processo cognitivo. A análise dos livros foi realizada à
luz da taxonomia de Bloom revisada para avaliar se os níveis das atividades
relacionadas à frações estão em consonância com as habilidades da BNCC. As
atividades propostas são os resultados esperados além das análises e comparações
entre o processo cognitivo e a BNCC que foram feitas. Foram analisados os conteúdos
relacionados a fração, por ser um tema abordado em diversas fases do ensino
fundamental, além disso, pesquisas como a de Silva (2005, p. 112), mostram a
dificuldade de professores dos anos iniciais na abordagem desse assunto, afirmando
que há uma brecha entre o conhecimento do professor, conteúdo e forma de ensinar
e de aprender. Outro fator é o baixo desempenho dos alunos nas avaliações externas
do Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb (Prova Brasil) no que tange à
frações. Durante a realização do trabalho, foi possível perceber a importância de
verificar quais objetivos de aprendizagem um livro didático está atendendo, sendo
possível identificar que algumas dimensões do processo cognitivo e conhecimento
não são abordadas enquanto outras aparecem em maior quantidade. As atividades
sugeridas podem ser uma alternativa metodológica para os professores, colaborando
com o processo de aprendizagem e que esteja de acordo com os seu objetivos
traçados.
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