MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ELIANE TEIXEIRA BARBOSA TORRES

UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso - Sinop - MT

Dissertação

Título
ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM DE FRAÇÃO POR MEIO DA TAXONOMIA DE BLOOM REVISADA E DA BNCC.
Resumo
Através da análise de livros didáticos de 6º e 7º anos do ensino fundamental, foram propostas atividades que satisfazem os objetivos da taxonomia de Bloom revisada e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), preenchendo lacunas deixadas pelos livros didáticos pesquisados. O objetivo é de propor atividades que contemplem outras dimensões do conhecimento e processo cognitivo. A análise dos livros foi realizada à luz da taxonomia de Bloom revisada para avaliar se os níveis das atividades relacionadas à frações estão em consonância com as habilidades da BNCC. As atividades propostas são os resultados esperados além das análises e comparações entre o processo cognitivo e a BNCC que foram feitas. Foram analisados os conteúdos relacionados a fração, por ser um tema abordado em diversas fases do ensino fundamental, além disso, pesquisas como a de Silva (2005, p. 112), mostram a dificuldade de professores dos anos iniciais na abordagem desse assunto, afirmando que há uma brecha entre o conhecimento do professor, conteúdo e forma de ensinar e de aprender. Outro fator é o baixo desempenho dos alunos nas avaliações externas do Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb (Prova Brasil) no que tange à frações. Durante a realização do trabalho, foi possível perceber a importância de verificar quais objetivos de aprendizagem um livro didático está atendendo, sendo possível identificar que algumas dimensões do processo cognitivo e conhecimento não são abordadas enquanto outras aparecem em maior quantidade. As atividades sugeridas podem ser uma alternativa metodológica para os professores, colaborando com o processo de aprendizagem e que esteja de acordo com os seu objetivos traçados.
[Download TCC]