Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ALINE DA SILVA FREITAS MONTEIRO DE LIMA
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ
Dissertação
Título
Função Quadrática: uma proposta didático-pedagógica utilizando a Sala de Aula Invertida no ensino remoto
Resumo
A Função Quadrática é um tema em que os alunos apresentam bastante dificuldade. Tal
dificuldade está relacionada à compreensão dos conceitos e à identificação dos coeficientes,
assim como à realização de cálculos básicos para encontrar as raízes das equações e
traçar o gráfico no plano cartesiano. Para minimizar esses problemas, os professores
precisam recorrer a novas práticas, capazes de fazer com que os alunos se interessem
e participem de forma ativa, como protagonistas do processo de ensino e aprendizagem
dos conteúdos propostos. Nesse sentido, a Sala de Aula Invertida apresenta-se como uma
metodologia que inverte a sala de aula tradicional, fazendo com que os conteúdos sejam
vistos antecipadamente, de modo que o aluno colabora nas discussões e aprofundamento na
sala de aula, tornando as aulas mais dinâmicas. Nessa perspectiva, o presente trabalho teve
como objetivo geral investigar as contribuições de uma proposta didático-pedagógica para o
estudo da Função Quadrática com uso da Sala de Aula Invertida adaptada para o ensino
remoto emergencial. A pesquisa, de caráter qualitativo, do tipo intervenção pedagógica,
foi dividida em três fases: planejamento, implementação das interferências e avaliação
dos resultados da experimentação. Devido à pandemia, os momentos síncronos da SAI
ocorreram de forma remota e, ao fim, uma paródia musical foi criada pelos alunos, como
forma de revisarem o conteúdo. Como o conteúdo de Função Quadrática na SEEDUC-RJ
é visto no 3º bimestre e a experimentação ocorreu no 2º bimestre, foi necessário criar um
curso extracurricular sobre Função Quadrática para o qual 20 alunos se inscreveram. No
início da experimentação, foi apresentada a proposta da Sala de aula Invertida e da paródia
musical. A partir de então, os alunos foram divididos em grupos, os quais se mantiveram em
todas as atividades propostas. Ao fim dos momentos assíncronos e síncronos (realizados via
Google Meet), relacionados ao conteúdo de Função Quadrática, cada grupo foi desafiado a
criar uma paródia musical sobre o tema estudado, as quais foram apresentadas ao final
das atividades por meio de um vídeo com letra e áudio, como revisão de conteúdos. No
período de experimentação, foram avaliados 12 alunos, que cumpriram todas as tarefas. A
coleta de dados, seguida de observação e análise, foi feita por meio do Questionário Inicial,
das respostas dos estudantes e do Questionário Final. Ao final da pesquisa, foi observado
que os estudantes tiveram uma melhor compreensão do conteúdo, além de relatarem que a
aplicação ocorreu de forma prazerosa e dinâmica, tendo contribuído para a aprendizagem
de Função Quadrática. A proposta didático-pedagógica é o produto educacional gerado
pela pesquisa, podendo ser aplicada por outros professores em pesquisas futuras.
[Download TCC]