Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: BRUNA NOGUEIRA SIMOES COBUCI
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ
Dissertação
Título
O USO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO AFIM E QUADRÁTICA
Resumo
As evoluções tecnológicas estão presentes no nosso cotidiano, e, portanto, no processo de
ensino e aprendizagem da matemática e física tem-se buscado metodologias que auxiliem
os professores e consequentemente despertem o interesse dos discentes. Assim sendo, o
presente trabalho tem como objetivo principal utilizar a Robótica Educacional, baseada
na plataforma Arduíno, como uma ferramenta de auxílio no Ensino de Função Afim,
Quadrática, Movimento Uniforme (MU) e Movimento Uniformemente Variado (MUV). A
pesquisa está fundamentada na Teoria de Aprendizagem Significativa (TAS) como Teoria
Construtivista, pois através dessas teorias busca-se que o conhecimento prévio do educando
interaja, de forma significativa, com o novo conhecimento, promovendo mudanças em
sua estrutura cognitiva. Para isto, foram estudados algumas referências de dissertações
elaboradas anteriormente, construiu-se um robô similar a um carrinho e foi elaborada a
sequência didática para aplicação. Na sequência didática, foram realizados o pré teste
para análise de conhecimento prévio dos alunos, o procedimento experimental com o
carrinho, onde foram coletados dados de deslocamento, tempo de percurso e velocidade
para esboçar gráfico e responder questão que envolvem o movimento Uniforme e a função
afim, e pós teste que tinha a finalidade de averiguar o que os alunos acharam das atividades
propostas. A prática que envolve conceitos de função quadrática e do MUV não foi realizada
devido falhas que ocorreram no sensor. Assim sendo, observou-se que os resultados da
experimentação de função afim e do MU estiveram no esperado tanto para o professor
quanto para os aprendizes. E assim, como conclusão, podemos afirmar que o trabalho
realizado com a Robótica Educacional é uma ferramenta de grande valor para o ensino
destes conteúdos.
[Download TCC]