MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: FRANCISCO ULISSES DA SILVA SOUSA

UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ

Dissertação

Título
ENSINO E APRENDIZAGEM DE PROPORCIONALIDADE POR MEIO DA METODOLOGIA SALA DE AULA INVERTIDA ADAPTADA AO ENSINO REMOTO
Resumo
Muitos são os desafios presentes no ensino de matemática e, dentre eles, está a busca por novas metodologias para aperfeiçoar ainda mais o ensino e aprendizagem da disciplina. Diante disso, a presente pesquisa tem como finalidade propor uma sequência didática para o estudo dos conceitos de proporcionalidade tratados no 7º ano do Ensino Fundamental anos finais, por meio da metodologia Sala de Aula Invertida, de forma adaptada ao ensino puramente remoto. A principal adaptação proposta é a implementação das aulas síncronas, já que na pesquisa foram utilizados softwares de videoconferência para desenvolver as explicações e as atividades que ocorreriam presencialmente no método convencional de ensino. Já, a parte assíncrona da metodologia Sala de Aula Invertida foi realizada por intermédio de videoaulas. A partir disso, desenvolveu-se uma pesquisa de caráter exploratório, de natureza aplicada, que utilizou uma abordagem tanto quantitativa quanto qualitativa para examinar os dados obtidos por meio da aplicação de questionários e da observação direta da participação dos estudantes durante os encontros síncronos. Dessa forma, foi observado que a Sala de Aula Invertida Adaptada ao Ensino Remoto pode contribuir de forma significativa para a aprendizagem e compreensão do tema proposto durante o período de isolamento social, além de fortalecer o desenvolvimento de aptidões como a responsabilidade, autonomia, organização, criatividade e a confiança dos estudantes no ensino-aprendizagem de proporcionalidade.
[Download TCC]