Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FRANCISCO ULISSES DA SILVA SOUSA
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ
Dissertação
Título
ENSINO E APRENDIZAGEM DE PROPORCIONALIDADE POR MEIO DA METODOLOGIA SALA DE AULA INVERTIDA ADAPTADA AO ENSINO REMOTO
Resumo
Muitos são os desafios presentes no ensino de matemática e, dentre eles, está a busca por
novas metodologias para aperfeiçoar ainda mais o ensino e aprendizagem da disciplina.
Diante disso, a presente pesquisa tem como finalidade propor uma sequência didática para
o estudo dos conceitos de proporcionalidade tratados no 7º ano do Ensino Fundamental
anos finais, por meio da metodologia Sala de Aula Invertida, de forma adaptada ao ensino
puramente remoto. A principal adaptação proposta é a implementação das aulas síncronas,
já que na pesquisa foram utilizados softwares de videoconferência para desenvolver as
explicações e as atividades que ocorreriam presencialmente no método convencional
de ensino. Já, a parte assíncrona da metodologia Sala de Aula Invertida foi realizada
por intermédio de videoaulas. A partir disso, desenvolveu-se uma pesquisa de caráter
exploratório, de natureza aplicada, que utilizou uma abordagem tanto quantitativa quanto
qualitativa para examinar os dados obtidos por meio da aplicação de questionários e da
observação direta da participação dos estudantes durante os encontros síncronos. Dessa
forma, foi observado que a Sala de Aula Invertida Adaptada ao Ensino Remoto pode
contribuir de forma significativa para a aprendizagem e compreensão do tema proposto
durante o período de isolamento social, além de fortalecer o desenvolvimento de aptidões
como a responsabilidade, autonomia, organização, criatividade e a confiança dos estudantes
no ensino-aprendizagem de proporcionalidade.
[Download TCC]