Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: TALLYS YURI DE ALMEIDA KANNO
UEL - Universidade Estadual de Londrina - Londrina - PR
Dissertação
Título
ANÁLISE COMBINATÓRIA: UMA PROPOSTA DE ENSINO
Resumo
Devido às práticas pedagógicas tradicionalistas utilizadas para o ensino de “Análise
Combinatória” observa-se que, muitas vezes, ele acaba por se tornar um entrave de
aprendizagem para os alunos, que o associam a um exercício de mera aplicação de fórmulas.
Esta dissertação objetiva apresentar uma proposta para o ensino de Análise Combinatória por
meio de uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA), apoiada na utilização de tarefas
na perspectiva investigativa, com a finalidade de que os alunos sejam os protagonistas da
construção dos seus próprios conhecimentos e não receptáculos de um conhecimento expresso
pelo docente. A elaboração da Trajetória Hipotética de Aprendizagem foi feita à luz das ideias
do estudioso Martin Simon, por meio de cinco tarefas, com o objetivo de apresentar uma
proposta de introdução e sistematização dos conteúdos: Princípio Fundamental da Contagem,
Permutação, Arranjo e Combinação. Espera-se que este trabalho sirva de inspiração para que
os professores reflitam sobre a importância de os estudantes serem ativos na construção dos
conceitos matemáticos.
[Download TCC]