MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: GABRIEL FELIPE FACIN

UEL - Universidade Estadual de Londrina - Londrina - PR

Dissertação

Título
O ensino de matemática e o exercício da cidadania: possibilidades para o ensino via Temas Contemporâneos Transversais.
Resumo
A educação passou por diversas transformações e elevou, ao longo das últimas décadas, a importância da formação cidadã dos discentes frente às demandas sociais emergentes no país. Desse modo, a partir dos estudos realizados, notou-se o potencial demonstrado pelos Temas Contemporâneos Transversais (TCT) para a promoção da cidadania quando trabalhados em conjunto com as componentes curriculares da Educação Básica, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Motivado por essa premissa, este estudo se debruçou para lançar um trabalho que trouxesse a aplicação de tais temas para a disciplina de Matemática. Assim, o objetivo geral desta dissertação é apresentar uma proposta a fim de que os princípios de cidadania possam ser promovidos no ensino de Matemática, tendo como balizadores os TCT, e sua participação junto às habilidades desenvolvidas por essa disciplina. Designadamente, o objetivo específico deste trabalho concentra-se em apresentar à sociedade uma aplicação das transversalidades destacadas, que será realizada apresentando um rol de treze tarefas que foram organizadas através de problemas matemáticos construídos a partir dessas temáticas. Espera-se, portanto, que essa dissertação engradeça a formação cidadã, motivando o discente a analisar conscientemente algumas situações reais, ao mesmo tempo em que aprende e utiliza técnicas matemáticas para isso.
[Download TCC]