Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: GABRIEL FELIPE FACIN
UEL - Universidade Estadual de Londrina - Londrina - PR
Dissertação
Título
O ensino de matemática e o exercício da cidadania: possibilidades para o ensino via Temas Contemporâneos Transversais.
Resumo
A educação passou por diversas transformações e elevou, ao longo das últimas
décadas, a importância da formação cidadã dos discentes frente às demandas sociais
emergentes no país. Desse modo, a partir dos estudos realizados, notou-se o
potencial demonstrado pelos Temas Contemporâneos Transversais (TCT) para a
promoção da cidadania quando trabalhados em conjunto com as componentes
curriculares da Educação Básica, segundo a Base Nacional Comum Curricular
(BNCC). Motivado por essa premissa, este estudo se debruçou para lançar um
trabalho que trouxesse a aplicação de tais temas para a disciplina de Matemática.
Assim, o objetivo geral desta dissertação é apresentar uma proposta a fim de que os
princípios de cidadania possam ser promovidos no ensino de Matemática, tendo como
balizadores os TCT, e sua participação junto às habilidades desenvolvidas por essa
disciplina. Designadamente, o objetivo específico deste trabalho concentra-se em
apresentar à sociedade uma aplicação das transversalidades destacadas, que será
realizada apresentando um rol de treze tarefas que foram organizadas através de
problemas matemáticos construídos a partir dessas temáticas. Espera-se, portanto,
que essa dissertação engradeça a formação cidadã, motivando o discente a analisar
conscientemente algumas situações reais, ao mesmo tempo em que aprende e utiliza
técnicas matemáticas para isso.
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