Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MARCELO DOS SANTOS ANTONIO
UEL - Universidade Estadual de Londrina - Londrina - PR
Dissertação
Título
EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA UM PENSAMENTO CRÍTICO
Resumo
A minha experiência como professor tem mostrado que o aluno não consegue
relacionar a matemática estudada na sala de aula com aquela necessária ao seu dia
a dia. Quantas vezes já me perguntei por que as aulas de matemática não fazem
sentido para os alunos ou por que eles não conseguem entender o conteúdo do
contexto inserido. Sendo assim, me pergunto: O problema está no conteúdo, na
forma de abordá-lo, nos pré-requisitos, na motivação? Será que as práticas
escolares estão sendo úteis na vida cotidiana do meu aluno? O que posso fazer
para mudar esse cenário? Questões como essas me deixam insatisfeito enquanto
profissional da educação, me fazem refletir e elaborar uma proposta didática visando
um ensino/aprendizagem mais adequado, compreensível e aplicável a todos os
envolvidos nesse processo. Alguns conteúdos são mais teóricos, porém não menos
primordiais, outros têm maior aplicabilidade no dia a dia do estudante. Este trabalho
vem justamente contemplar um desses conteúdos tão importantes na nossa vida,
com base em nove atividades, com o intuito de proporcionar conhecimento, reflexão
e pensamento crítico sobre o tema \"educação financeira”. Falaremos sobre
organizar os gastos, entender como é cobrada e como economizar de maneira
eficiente na conta de luz, aprender a calcular o quanto pagamos de tributo todo mês
e conhecer e refletir sobre temas como inflação e poder de compra. Para as
atividades, indicaremos as salas do ProInfo nas escolas públicas para a utilização
dos computadores para pesquisas dos dados, precisaremos também da conta da
Copel referente à residência do aluno, ao final da proposta esperamos que os alunos
adquiram os conhecimento necessário para um indivíduo viver financeiramente
consciente e sem endividamento.
[Download TCC]