Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JULIA NOGUEIRA
UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora - Juiz de Fora - MG
Dissertação
Título
Método Simplex : A Matemática como itinerário formativo para a formação no eixo Gestão e Negócios
Resumo
Além da larga aplicabilidade no cotidiano de diversas pessoas, a resolução de
problemas se apresenta como uma metodologia de ensino de grande potencial como, por
exemplo, a tomada de decisão diante de várias possibilidades. Inserido nessa metodologia,
atrelada especificamente à área do conhecimento de Matemática e suas Tecnologias,
a Modelagem Matemática é uma excelente ferramenta para enriquecer os processos
formadores no Ensino Básico. Nesse viés, o presente trabalho tem por objetivo apresentar
uma proposta de projeto pedagógico, no campo da logística, por abordar o Método
Simplex na resolução de problemas de otimização linear com potencial para ser utilizado
em totalidade e/ou aprimorado como material, consistente com a reformulação do Ensino
Médio que apresenta, além de formação técnica e profissional, os itinerários formativos
que atuam em conjunto, e com profundidade, às áreas do conhecimento estabelecidas. O
projeto embasa-se nas definições e resultados matemáticos que apresentam e corroboram o
Método Simplex, elencando, como produto final, alguns problemas no campo da produção,
resolvidos através de um algoritmo com o auxílio de abordagens gráficas (para menores
dimensões) servindo como material norteador para docentes que empregarão tais itinerários
na área de Matemática e suas Tecnologias. A descrição e aplicação dessa metodologia são
apresentadas e discutidas no presente trabalho.
[Download TCC]