Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANDRE RENAN PEREIRA
UFLA - Universidade Federal de Lavras - Lavras - MG
Dissertação
Título
ESTUDO DAS PROPRIEDADES DE FUNÇÕES TRATADAS NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DO CÁLCULO DIFERENCIAL
Resumo
A disciplina de Cálculo Diferencial e Integral é conhecida pelos estudantes, como uma disciplina difícil, com alta taxa de não aprovação. E isso causa emoções negativas nesses estudantes proporcionando bloqueios e aumentando ainda mais a chance de insucesso dos mesmos. O que alguns não sabem, é que esta disciplina já compôs o currículo da educação básica, sendo definitivamente excluída do currículo na década de1960 com o Movimento da Matemática Moderna. No entanto, a inexistência na grade curricular não implica em uma proibição em estudar Cálculo Diferencial durante o Ensino Médio. Nesse contexto, o presente trabalho propõe abordar algumas estratégias de como o Cálculo Diferencial pode ser inserido no Ensino Médio, no estudo das propriedades de funções. Visto que nos estudos das funções e suas propriedades é comum aos estudantes de Ensino Médio lidar com taxa de variação, pontos de máximos e mínimos e também o conceito de aproximação. Desta forma, a familiarização de algumas ideias do Cálculo Diferencial pode auxiliar a compreensão de conceitos vinculados às funções estudadas no Ensino Médio, dando mais significado aos estudos, evitando um simples acúmulo de fórmulas e a memorização de conceitos. Podendo também auxiliar estudantes que pretendem seguir na área das Ciências Exatas, pois a familiarização precoce de conceitos atrelados ao Cálculo Diferencial e Integral humaniza a disciplina evitando bloqueios na aprendizagem.
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