Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: SANDRA MARTINS CARLOS RIBEIRO
UFLA - Universidade Federal de Lavras - Lavras - MG
Dissertação
Título
UMA PROPOSTA DE JOGO MATEMATICO NA EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): REFORCANDO CONCEITOS DE PORCENTAGEM
Resumo
O presente trabalho apresenta a trajetória da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil e em Minas Gerais. Narrando todo estudo desde a época dos Jesuítas, com a vinda da Família Real para o Brasil, até a presente data. Além de trazer as especificidades do público que a frequenta. Ressalta-se que os alunos da EJA possuem um perfil diferenciado, pois a maior parte deles esteve afastada da escola por vários motivos, tanto econômicos como sociais. A maioria dos discentes dessa modalidade são pessoas que trabalham durante o dia e estudam à noite, chegando à escola, cansados. Por isso, é importante o professor utilizar diferentes metodologias de ensino, para que a relação de ensino e aprendizagem não fique rotineira e desgastante, principalmente na Matemática. Através de uma busca de trabalhos científicos, de artigos, dissertações e teses de vários autores foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, visando averiguar a importância dos jogos para facilitar o ensino e aprendizagem da matemática, principalmente na EJA. Assim, trazemos a proposta de utilização de um jogo de tabuleiro, chamado de Trilha Financeira, de modo a tornar a aprendizagem lúdica, buscando minimizar as dificuldades presentes nos conteúdos trabalhados com Porcentagens, aproveitando desta forma a interação social já existente, considerando a experiência de vida do aluno da EJA e visando colaborar com a resolução dos problemas no cotidiano dos alunos.
[Download TCC]