Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: CLEDSON SANTOS DO NASCIMENTO
UEMA - Universidade Estadual do Maranhão - São Luís - MA
Dissertação
Título
ELABORAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGOGICAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA SÃO LUÍS
Resumo
Este trabalho aborda o tema Elaboração e Resolução de Problemas
como Estratégias Didático-pedagógicas no Ensino da Geometria Analítica. O
lócus da pesquisa foi a Escola Centro de Ensino Maura Jorge de Melo em Lago da
Pedra – MA. A proposição da pesquisa foi oferecer uma experiência
alternativa sobre abordagem didática pedagógica no ensino da Matemática,
principalmente no que concerne a prática de exercícios. A questão
problematizadora que orientou esse trabalho foi: qual eficiência pedagógica da
construção de problemas, por parte do aluno, no processo ensino-aprendizagem?
Os sujeitos da pesquisa foram 30 (trinta) alunos de duas turmas do 3º ano do
ensino Médio da escola supracitada. A abordagem de pesquisa é qualitativa no
viés da pesquisa-ação, pois o professor que realizou a experiência de ensino é o
pesquisador. A hipótese de início da pesquisa seria a de que as metodologias de
ensino ativas podem propiciar aos alunos melhora na sua aprendizagem. O
que se espera é que esta pesquisa possa contribuir com outras práticas de
outros professores que, a partir da aplicação de tal estratégia de ensino da
Matemática resulte em uma melhora significativa na qualidade do ensino, bem
como, sua utilização no desenvolvimento criativo e crítico dos alunos, tornando os
protagonistas do processo de aprendizagem e, assim, melhoria na qualidade da
aprendizagem matemática dos alunos. A construção e a resolução de problemas
pelos discentes permitiu uma avaliação positiva do desempenho destes por
meio das metodologias aplicadas entre duas turmas. O levantamento bibliográfico
permitiu esclarecer, embasar o estudo de caso realizado. A análise dos resultados
obtidos permitiu aferir que quando os alunos elaboram problemas de dado conteúdo
há um ganho de entendimento do mesmo, bem como um maior interesse nas
aplicações da Matemática e de sua aprendizagem.
[Download TCC]