Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LEONARDO DE LIZ BROCKVELD
UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina - Blumenau - SC
Dissertação
Título
Estudando métodos iterativos no ensino médio: uma proposta didática exploratória envolvendo o método de Newton e geometria dinâmica
Resumo
Esta dissertação tem como objetivo produzir materiais didáticos que ajudem professores
do ensino básico a explorar métodos iterativos durante suas aulas. Para tanto, conceitos
relacionados ao erro absoluto e relativo são introduzidos; em seguida, importantes teoremas
de Análise são demonstrados e enunciados por sua utilidade na compreensão dos métodos
iterativos que serão estudados. Os famosos métodos de bissecção e Newton são apresentados
a seguir, incluindo-se os critérios para e a demonstração suas convergências. Por fim,
foi criada e produzida uma proposta didática, que tem por base um livro dinâmico na
plataforma Geogebra e um conjunto de vídeos no YouTube, que pode ser usada para
orientar tais professores a fim de que apresentem o método de Newton para alunos do
ensino médio.
[Download TCC]