MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: SAMUEL HAAG

UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina - Blumenau - SC

Dissertação

Título
Novos Caminhos na Matemática do Ensino Médio com a Geometria de Distâncias
Resumo
A Geometria de Distâncias é um campo de estudo relativamente recente para matemática e computação, possuindo uma grande área de aplicação. Os conteúdos de matemática do ensino médio são, em sua maioria, tradicionalmente antigos e pouco relacionados com a realidade do aluno. O objetivo deste trabalho consiste em determinar se é possível incluir problemas de Geometria de Distâncias nos estudos do Ensino Médio, como modernização do conteúdo, ensino orientado a resolução de problemas e com grande apelo ao uso de tecnologias como a computação atingindo as habilidades e competências previstas na BNCC. Para a área de pesquisa é importante difundir o campo de estudo para a sociedade e para os alunos é importante conseguir relacionar as aplicações com os conceitos matemáticos para seguirem motivados, ao mesmo tempo, alcançar as habilidades e competências da BNCC. Os resultados demonstraram-se positivos para o caso de estudo na escola Feliciano Pires de Brusque, Santa Catarina/Brasil, indicando a possibilidade dos professores incluírem em suas práticas algumas atividades e conceitos da Geometria de Distâncias, sendo benéfico para ambas as partes envolvidas com a aprendizagem do aluno de acordo com as competências que ele precisa alcançar.
[Download TCC]