Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FELIPE JOSE NAU
UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina - Blumenau - SC
Dissertação
Título
Concepções de Matemática na modalidade “Matemática Pura” no Movimento em Rede da Feira de Matemática Catarinense
Resumo
RESUMO
O presente trabalho teve como objetivo geral analisar as concepções de Matemática na
modalidade “Matemática Pura” presentes no Movimento em Rede da Feira de Matemática
Catarinense, a partir da produção textual dos trabalhos publicados nas edições realizadas de
2014 a 2019. Num primeiro momento, foram discutidas as concepções de Matemática,
divididas entre duas vertentes filosóficas: absolutismo e falibilismo. Em um segundo momento,
foram apresentados aspectos importantes relacionados ao movimento, tais como: o processo de
orientação e avaliação de trabalho e a influência das instâncias organizativas. Como integra
objetivo do trabalho, a modalidade “Matemática Pura” foi aprofundada, ao fazer uma
caracterização detalhada e, em seguida, um contraponto entre tais características e as
concepções de Matemática. Na análise dos trabalhos selecionados utilizou-se a Análise Textual
Discursiva, que se trata de um conjunto de métodos para obtenção de compreensões e que
permite reconstruir conhecimentos a partir das produções textuais. Levando em consideração
esses pressupostos, as concepções se traduziram nas seguintes categorias de análise: Utilização
de Cálculos: operações e fórmulas; Formalismo e rigor: verdade absoluta; Abstração dos
conceitos: Matemática pela Matemática; Reconstrução dos conceitos: processo de criação
humana; Abordagens comuns: componente curricular; Não se enquadra na modalidade
Matemática Pura: Matemática Aplicada e/ou Inter-relação com outras disciplinas ou Materiais
Instrucionais e/ou Jogos Didáticos. Por fim, apresenta-se o Produto Educacional, que discute
uma nova possibilidade de abordagem para trabalhos para a modalidade “Matemática Pura”,
com ênfase na vertente filosófica falibilista que concebe a Matemática como um processo de
criação humana, sujeito a críticas e reestruturações. Trata-se de uma análise das obras de
Lakatos: “Provas e Refutações: a lógica do descobrimento matemático”. Nela, o autor apresenta
os conceitos no formato de um processo de ensino e aprendizagem imaginário. A proposta é
aplicar esse método num processo de ensino e aprendizagem real. Para a modalidade
“Matemática Pura” abranger trabalhos com essa abordagem, sugeriu-se também uma
reestruturação de sua caracterização. Essa nova compreensão acerca da modalidade possibilita
a participação de trabalhos que discutem conhecimentos puramente matemáticos, mesmo que
haja contextualização com a realidade, outras áreas do conhecimento, materiais instrucionais
ou jogos didáticos. Porém, impõe-se o limite para que a essência do trabalho se mantenha no
desenvolvimento e na interação de conhecimentos próprios da Matemática. Assim, a
modalidade “Matemática Pura” cresce qualitativamente, com vistas a ganhar representatividade
quantitativa.
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