MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: FELIPE JOSE NAU

UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina - Blumenau - SC

Dissertação

Título
Concepções de Matemática na modalidade “Matemática Pura” no Movimento em Rede da Feira de Matemática Catarinense
Resumo
RESUMO O presente trabalho teve como objetivo geral analisar as concepções de Matemática na modalidade “Matemática Pura” presentes no Movimento em Rede da Feira de Matemática Catarinense, a partir da produção textual dos trabalhos publicados nas edições realizadas de 2014 a 2019. Num primeiro momento, foram discutidas as concepções de Matemática, divididas entre duas vertentes filosóficas: absolutismo e falibilismo. Em um segundo momento, foram apresentados aspectos importantes relacionados ao movimento, tais como: o processo de orientação e avaliação de trabalho e a influência das instâncias organizativas. Como integra objetivo do trabalho, a modalidade “Matemática Pura” foi aprofundada, ao fazer uma caracterização detalhada e, em seguida, um contraponto entre tais características e as concepções de Matemática. Na análise dos trabalhos selecionados utilizou-se a Análise Textual Discursiva, que se trata de um conjunto de métodos para obtenção de compreensões e que permite reconstruir conhecimentos a partir das produções textuais. Levando em consideração esses pressupostos, as concepções se traduziram nas seguintes categorias de análise: Utilização de Cálculos: operações e fórmulas; Formalismo e rigor: verdade absoluta; Abstração dos conceitos: Matemática pela Matemática; Reconstrução dos conceitos: processo de criação humana; Abordagens comuns: componente curricular; Não se enquadra na modalidade Matemática Pura: Matemática Aplicada e/ou Inter-relação com outras disciplinas ou Materiais Instrucionais e/ou Jogos Didáticos. Por fim, apresenta-se o Produto Educacional, que discute uma nova possibilidade de abordagem para trabalhos para a modalidade “Matemática Pura”, com ênfase na vertente filosófica falibilista que concebe a Matemática como um processo de criação humana, sujeito a críticas e reestruturações. Trata-se de uma análise das obras de Lakatos: “Provas e Refutações: a lógica do descobrimento matemático”. Nela, o autor apresenta os conceitos no formato de um processo de ensino e aprendizagem imaginário. A proposta é aplicar esse método num processo de ensino e aprendizagem real. Para a modalidade “Matemática Pura” abranger trabalhos com essa abordagem, sugeriu-se também uma reestruturação de sua caracterização. Essa nova compreensão acerca da modalidade possibilita a participação de trabalhos que discutem conhecimentos puramente matemáticos, mesmo que haja contextualização com a realidade, outras áreas do conhecimento, materiais instrucionais ou jogos didáticos. Porém, impõe-se o limite para que a essência do trabalho se mantenha no desenvolvimento e na interação de conhecimentos próprios da Matemática. Assim, a modalidade “Matemática Pura” cresce qualitativamente, com vistas a ganhar representatividade quantitativa.
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