Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FRANCISCO CLEITON DE SOUSA CAMELO
UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo - Diadema - SP
Dissertação
Título
A Relevância das Equações Diofantinas Lineares para a Educação Básica
Resumo
Neste trabalho, pretendeu-se discutir a relevância das Equações Diofantinas Lineares e suas contribuições para a Educação Básica a partir de um levantamento bibliográfico, em pesquisas na área do ensino da Matemática. Para tanto, centrou-se atenção sobretudo no banco de dissertações do Programa de Mestrado Profissional (PROFMAT), que possibilitou destacar a relevância dessas equações para o ensino na perspectiva dos autores deste programa. As relevâncias destacadas foram: Interdisciplinaridade; Estratégia para a preparação de olimpíadas ou vestibulares; Resolução de problemas; entre outros. Para mais, buscou-se apresentar a perspectiva do professor dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, acerca do uso dessas equações em suas aulas de matemática. A pesquisa, de base qualitativa e de cunho exploratório, analisou de modo interpretativo depoimentos docentes acerca das Equações Diofantinas produzidos por meio de um formulário virtual e de uma entrevista realizada pelo viés metodológico do grupo focal com os professores selecionados a partir do formulário. Essa análise indicou que embora alguns professores tivessem conhecimento das equações, nenhum conseguiu aplicar diretamente o conteúdo em sala de aula com alunos da Educação Básica. Entre os professores foi unânime a necessidade de formação continuada aprofundada para aplicá-las, com comentários que enfatizem a dificuldade dos alunos da rede pública para aprender Matemática e a necessidade de proposições de atividades que despertem o interesse do aluno para garantir a sua aprendizagem. Esses resultados nos levam a reforçar a importância de se implementar políticas públicas que viabilizem processos de formação contínua dos professores em matemática com pautas que articulem o conteúdo matemático (o quê ensinar), orientação metodológica (como ensinar) com o objetivo pedagógico (para quê ensinar).
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