Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MAICON DO NASCIMENTO MENEGUCI
UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Seropédica - RJ
Dissertação
Título
Uma proposta de metodologia de ensino de logaritmos através da tecnologia
Resumo
A preparação dos professores do amanhã para usar a tecnologia é uma das questões
mais importantes dos programas atuais de formação de professores. Afinal, o advento
da democratização do acesso digital por meio do uso de smartphones, bem como a
necessidade advinda do ensino remoto durante a pandemia de Covid-19, trouxeram
novos e irreversíveis caminhos possíveis. Diante desse cenário, essa dissertação tem
por objetivo abordar alguns diferentes aspectos, amplos e específicos, da relação
entre a tecnologia, a educação e o ensino de logaritmos. Com esse propósito,
percorremos as tensões que envolvem a tecnologia e a escola, as concepções
históricas e formais do conceito de logaritmos e as possibilidades de inovações no
contexto da sala de aula de matemática. A abordagem da pesquisa em questão não
foi concebida somente no âmbito literário. Para além de levantamentos bibliográficos,
como resposta às inquietações que surgiram a partir do diálogo com esses autores,
trazemos um possível roteiro de utilização do software Geogebra para o ensino de
logaritmos. O roteiro consiste em uma sequência didática que aborda algumas
propriedades operatórias logarítmicas. Sua intenção é inspirar práticas docentes
inovadoras que promovam investigação e autonomia do aluno, para que a produção
do seu conhecimento matemático seja, realmente, significativa e sólida. Trazemos,
ainda, um guia de discussões que podem apoiar o professor na implementação
dessas atividades. Dessa forma, almejamos contribuir na construção de um caminho
de inovação do ensino de matemática, que abrace as potências e contorne as
limitações.
[Download TCC]