MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: BRUNO ALDO DE OLIVEIRA

UEPB - Universidade Estadual da Paraíba - Campina Grande - PB

Dissertação

Título
Jogos: Uma abordagem contextualizada do ensino da matemática no âmbito do laboratório da Escola Estadual Frei Cassiano Comacchio.
Resumo
Este trabalho teve como objetivo estudar conceitos matemáticos por meio de uma prática educativa lúdica através dos jogos matemáticos dentro do laboratório escolar. O lúdico é uma prática bastante difundida nos meios educacionais pois colabora com a melhoria da qualidade do ensino e vem sendo cada dia mais utilizada pelos professores nos mais diferentes segmentos. Estudos comprovam que a inserção lúdico proporciona uma aprendizagem significativa dos alunos, desenvolvendo o senso crítico e a reflexão para resolução ̧ ̃ao de problemas matemáticos. Considera-se, portanto, que o professor enquanto mediador proporcione práticas pedagógicas que desenvolvam momentos lúdicos de aprendizagem no qual o aluno sinta-se parte do conhecimento estudado. A nossa pesquisa é qualitativa baseada principalmente em resultados por meios de questionários destinados à gestão escolar, aos professores e aos alunos, onde aborda questões sobre os jogos matemáticos e o laboratório da escola. Os resultados mostraram que as práticas dos jogos e o laboratório de matemática são promissores, porém necessita muito de capacitação dos professores e mais incentivo na parte dos professores com os conteúdos em sala de aula. Por fim, nossa dissertação utilizou uma revisão bibliográfica, coletou informações por meio de questionário escolar e de sites encontrados na base de dados Google.
[Download TCC]