Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JOSE EDMILSON MELO DA SILVA
UEPB - Universidade Estadual da Paraíba - Campina Grande - PB
Dissertação
Título
PERSPECTIVAS SOBRE A EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU E SUAS CONCEPCPÇÕES NO ENEM
Resumo
Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de investigar como a noção de equação do segundo grau ́e concebida na Educação Básica a partir de suas diferentes concepções. Para tanto, iniciamos com o desenvolvimento de um estudo histórico e, posteriormente, analisamos como tal conceito ́e abordado nos livros de matemática. Então, estabelecemos um diálogo de tais estudos com as perspectivas da Educação Matemática, a fim de apreciarmos os saberes necessários a prática pedagógica no ensino das equações. Daí, após apresentarmos a categorização das concepções de equação, propostas por Ribeiro (2013), realizamos uma pesquisa no Exame Nacional do Ensino Médio. Como passos metodológicos, restringimos nossa pesquisa aos últimos 10 anos do exame e sondamos, dentro das questões da área de Matemática e suas tecnologias, apenas as que tratavam do nosso objeto de estudo. Assim, objetivando compreender como o exame contempla as equações do segundo grau a partir de suas diferentes concepções, procedemos uma análise minuciosa de cada questão selecionada, classificando-as quanto a pertinência a essas concepções. Por fim, verificamos, em nossos resultados, uma abordagem frequente da concepção geométrica, um trabalho razoável com questões que articulam elementos característicos das concepções pragmática, processual e aplicacional e um baixo enfoque para a concepção estrutural.
[Download TCC]