MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: RAYLSON JOSE DEODATO BERNARDO

UEPB - Universidade Estadual da Paraíba - Campina Grande - PB

Dissertação

Título
INCENTIVO À REDAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O QUE PENSAM PROFESSORES E LICENCIANDOS
Resumo
Este trabalho aborda a utilização da redação matemática como ferramenta metodológica em sala de aula por professores da cidade de Aroeiras-PB e como os alunos de Licenciatura em Matemática da mesma cidade estão sendo preparados para trabalhar com a redação matemática em seus respectivos cursos de formação. Nossa pesquisa teve cunho qualitativo e foi feita por meio de dois questionários, cada um destinado a um dos públicos que estavam sendo entrevistados. As questões abordavam os temas relacionados a redação matemática, seu envolvimento com a língua portuguesa e a maneira como os professores apresentam um resultado matemático para os seus alunos. A partir dos questionários enviados, obtivemos respostas que indicam uma tendência ao uso da redação matemática como ferramenta pedagógica, entretanto, por diversos fatores, alguns professores evitam utiliza ́-la. Os futuros professores, entretanto, indicam que não estão recebendo a formação esperada para serem capazes de utilizar a redação matemática em seu leque de metodologias. Além disso, investigamos como os autores abordaram a temática por meio de uma revisão bibliográfica do assunto.
[Download TCC]