Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FRANCISCA TAINAN PEREIRA JESUITA
UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN
Dissertação
Título
CAN’T STOP: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE
Resumo
O presente trabalho discorre sobre a utilização de jogos no ensino, focado no estudo de probabilidade no Ensino Médio. Diante disso, buscou-se fundamentos em estudiosos como Huizinga (2019), Kishimoto (2017), Moura (2017) e Fiorentini e Miorim (1990), a fim de compreender melhor sobre o significado do termo jogo, assim como sua contribuição no processo de ensino. Foi realizada ainda uma revisão sobre a história da probabilidade e seu estudo no ensino básico. Em seguida, é apresentado o produto principal deste trabalho, uma sequência didática cujo jogo de tabuleiro moderno Can’t Stop é ferramenta pedagógica. A mesma sequência foi adaptada para aplicação em dois ambientes distintos, presencialmente, em sala de aula, e de forma remota. Além disso, este trabalho traz uma análise matemática do jogo Can’t Stop que servirá de apoio aos educadores na aplicação dessa atividade lúdica. A análise resultante deste estudo aponta o uso de jogos no ensino como ferramenta pedagógica valiosa e que merece ser mais explorada.
[Download TCC]