MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: GLEISSON BARROS DA SILVA

UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN

Dissertação

Título
A EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO PARTE DA GRADE CURRICULAR DE ALUNOS DO ENSINO BÁSICO
Resumo
O ensino de educação financeira é capaz de promover mudanças significativas no hábito de consumo, trazendo benefícios econômicos nas despesas pessoais e economia do país com um todo. Considerando isso, o objetivo desse trabalho é apresentar sequências didáticas envolvendo o ensino de educação financeira para alunos do ensino fundamental e médio, verificando seu nível de conhecimento com relação a bons hábitos, poupança e investimentos. Sendo assim, esse trabalho consiste na apresentação do estado da arte do ensino da educação financeira, do planejamento e etapas necessárias para a independência financeira e também em conceitos preliminares da matemática financeira. A partir das sequências didáticas propostas, busca-se quebrar barreiras que afastem alunos de baixa renda da educação financeira, incentivando-os em sua capacidade, desde que recebam a orientação correta. Acreditamos que o ensino proposto nesse trabalho pode contribuir significativamente para adesão desse ensino da educação básica iniciando-se pela orientação de educadores, que também provavelmente não receberam esses ensinamentos de modo específico ao longo de sua vida ou formação acadêmica.
[Download TCC]