Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MARCILIA FERREIRA DE SOUSA
UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN
Dissertação
Título
O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA POSSÍVEL PARA OS ANOS FINAIS DO FUNDAMENTAL
Resumo
Esta pesquisa apresentou elementos para uma prática pedagógica inclusiva, mediada pela
disciplina da matemática, a favor das pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA)
ambientado na educação básica dos anos finais do fundamental. Nosso objetivo foi oferecer
uma proposta didática matemática, consubstanciada no documento da Base Nacional
Curricular Comum (BNCC), como alternativa pedagógica para os docentes da educação
básica. A abordagem teórico-metodológica teve caráter qualitativo, utilizando-se a técnica da
pesquisa bibliográfica para oferecer uma proposta didática baseada em atividades dentro do
contexto escolar dos anos finais do fundamental. A pesquisa tem como público-alvo alunos e
alunas com TEA e seu cenário praxiológico da escola. Indicamos esta proposta como auxílio
para o professor de matemática do ensino básico como ferramenta potente em incluir alunos e
alunas com TEA. Também destacamos a contribuição da proposta para dar voz o diálogo
sobre a inclusão de pessoas com TEA na escola por meio da componente da matemática. Por
fim, contribuímos no cenário da educação matemática para pessoas com TEA, um assunto que
necessita de mais diálogos acadêmicos e sociais. Ainda apontamos nesta dissertação, em seu
tempo e em seu espaço de confecção, que a disciplina da matemática tem potência em
estimular o desenvolvimento das habilidades cognitivas e sociais de alunos com TEA.
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