Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JOSE ROCHA NETO
UFOPA - Universidade Federal do Oeste do Pará - Santarém - PA
Dissertação
Título
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EMEF PROFESSORA RAIMUNDA CABRAL SOBRE O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL E AS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS DA ARITMÉTICA
Resumo
O ensino da matemática tem apresentado ao longo dos anos alguns problemas de
coerência, de empatia, de compreensão, de aplicabilidade, dentre outros, tornandose alvo de discussões, de pesquisas, de intervenções e de proposições no sentido de
tentar solucionar tais problemas. Nesse sentido, uma das possibilidades de estudo e
intervenção quanto ao trabalho com a matemática na educação formal é conhecer os
conhecimentos prévios dos alunos antes de iniciar as atividades específicas de
determinado ano/série para se ter um parâmetro de como se está recebendo o aluno
e, assim, poder planejar ações mais significativas que atendam às suas reais
necessidades. Neste contexto, este trabalho buscou realizar uma sondagem sobre
os conhecimentos prévios do Sistema de Numeração Decimal e das quatro operações
fundamentais da aritmética, no intuito de identificar os principais problemas
relacionados a compreensão dos assuntos e assim planejar ações para o processo
de ensino visando assim alcançar resultados mais significativos que possibilitem a
melhora do processo aprendizagem da matemática. Dessa forma, iniciou-se uma
pesquisa de caráter qualitativo com alunos de 6º ano em uma escola pública do
município de Vitória do Xingu-PA. Para isso, foi feito um estudo sobre os dados obtidos
por meio de questões aplicadas, destacando não só a análise das resoluções como
também as dificuldades encontradas nesse processo, de modo em que buscou-se
especificamente conhecer, descrever e analisar esses conhecimentos prévios,
almejando ter um parâmetro de como os estudantes estão saindo do 5º ano e entrando
no 6º ano do ensino fundamental, considerando as diferenças entre os dois níveis de
ensino. Assim, detectou-se em linhas gerais que os estudantes demostraram diversas
dificuldades na compreensão e utilização do tema em estudo em consequência de
diversos fatores, principalmente por desconhecerem elementos fundamentais,
relacionados a este saber, o que requer uma intervenção que perpassa pelo
diagnóstico, formação de professores e pela aplicabilidade desses saberes por meio
de metodologias inovadoras e uso de materiais concretos.
[Download TCC]