Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MARCELO DE LIMA LOPES
UFOPA - Universidade Federal do Oeste do Pará - Santarém - PA
Dissertação
Título
DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE EDUCACIONAL E SUA APLICAÇÃO EM NÚMEROS ESPECIAIS
Resumo
A aritmética é praticada e estudada há séculos, entretanto, tais conhecimentos não afastaram a
realidade atual, onde entre os maiores problemas apontados para os desempenhos insatisfatórios
em Matemática, está o baixo domínio das operações básicas pelos estudantes, sendo vivenciado
pela experiência educacional do autor, e evidenciado na literatura por Masola e Allevato (2016).
Relacionado ao fato supracitado, neste trabalho foi desenvolvida uma ferramenta educacional
visando a aprendizagem de aritmética e números especiais como alternativa na busca de facilitar
a assimilação dos temas em epígrafe, almejando desta forma, contribuir com a educação
matemática. A princípio, o software seria aplicado com estudantes do 7º ano do ensino
fundamental em 2 (duas) escolas no município de Santarém, entretanto, em virtude da
impossibilidade de reunir estudantes em salas de informática devido a pandemia causada pela
Covid-19, a aplicação foi realizada de maneira voluntária, através da disponibilização do
software em página na internet e também divulgado pelas redes sociais. Os participantes
puderam conhecer e fazer uso do software previamente, contribuindo assim com a pesquisa por
meio de um questionário eletrônico. Para o desenvolvimento da pesquisa descritiva,
caracterizada como Survey, foi aplicado aos participantes um questionário com perguntas
abertas e fechadas, buscando lhes possibilitar respostas adequadas às suas necessidades,
classificando o presente estudo em qualitativo e quantitativo devido aos tipos de perguntas e
consequente análise das respostas. Os resultados apontaram a adequação do Senes para a
aprendizagem de aritmética, indicando a contribuição do programa para a prática e apreensão
de novos conhecimentos de maneira descontraída e lúdica. Assinalaram ainda, o fato de
ferramentas educacionais deste tipo contribuir significativamente para melhorar a qualidade da
educação matemática, por possibilitar a visualização da aplicação prática dos conhecimentos,
além de envolver e atrair a atenção do aprendiz.
[Download TCC]