Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FABRICIO ALVES MACEDO
UFES - Universidade Federal do Espírito Santo - Vitória - ES
Dissertação
Título
Contribuições para o ensino de geometria espacial com uso do GeoGebra em articulação com realidade aumentada
Resumo
Esta dissertação apresenta uma sequência didática para o ensino de área e volume de prismas e pirâmides, utilizando o aplicativo Geogebra com realidade aumentada como ferramenta de apoio. O objetivo do estudo é explorar o potencial pedagógico da tecnologia no ensino de geometria espacial, buscando proporcionar uma aprendizagem mais dinâmica e significativa para estudantes do ensino médio. O trabalho inicia-se com uma revisão dos conceitos fundamentais de geometria espacial, incluindo definições de prismas, pirâmides e os cálculos de suas áreas e volumes. Em seguida, é detalhada a sequência didática desenvolvida, que foi aplicada aos alunos da segunda série do ensino médio. A sequência inclui atividades de construção e manipulação de sólidos geométricos utilizando o Geogebra, permitindo que os alunos visualizem e interajam com os objetos tridimensionais de maneira inovadora, facilitando a compreensão dos conceitos abrangentes.
[Download TCC]