Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FABIANA DE SOUZA ALVES
UFU - Universidade Federal de Uberlândia - Uberlândia - MG
Dissertação
Título
ESTILOS DE APRENDIZAGEM E JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Resumo
Este trabalho apresenta como tema central os Estilos de Aprendizagem e jogos voltados ao ensino da Matemática. Procuramos entender como o aluno aprende, como ele age em determinadas situações, fazendo conexões entre as informações, dando significado e transformando-as em conhecimento. Honey e Mumford fazem uma proposta de quatro estilos de aprendizagem: ativo, reflexivo, teórico e pragmático; que são caracterizados e aprimorados durante a pesquisa. Também é apresentado um questionário, o “Cuestionario Honey-Alonso de Estilos de Aprendizaje (CHAEA)”, para que os participantes possam ao final descobrir qual seu estilo de aprendizagem predominante. Aliado a estes estudos, consideramos o “Missão Matemágica”, um jogo digital direcionado aos estudantes dos 5º, 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II, estruturado segundo fundamentos teóricos dos Estilos de Aprendizagem, design de jogos digitais e Matemática. Este jogo foi aplicado em turmas do 7º ano do Ensino Fundamental II com um modelo de ensino híbrido, uma vez que este trabalho foi desenvolvido durante a pandemia da Covid-19. Foram relacionadas também diversas maneiras de aperfeiçoar os estilos pessoais de aprendizagem e alguns aspectos que bloqueiam a aprendizagem. Dentre as melhorias, citamos alguns jogos/ atividades específicas voltadas a cada estilo, em formato físico e também on-line, aproveitando o momento de atividades remotas que estávamos vivenciando durante a pandemia. Alguns jogos/atividades foram aplicados em sala de aula e relatos descritivos de como os alunos agem jogando, estratégias tomadas diante dos desafios e suas características foram registradas. Um website foi desenvolvido para este trabalho, onde encontram-se uma versão on-line do CHAEA, uma versão on-line do questionário do Missão Matemágica para determinar o estilo de aprendizagem de crianças e um jogo da memória on-line com base em conceitos geométricos. Os questionários e o jogo da memória foram elaborados em HTML, CSS e JavaScript.
[Download TCC]