MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: LILIAN CRISTINA RODRIGUES SARMENTO

UFES - Universidade Federal do Espírito Santo - Vitória - ES

Dissertação

Título
TEOREMA DA DIVISÃO EUCLIDIANA: RETOMANDO CONCEITOS NA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Este estudo tem como objetivo desenvolver uma proposta didática voltada ao primeiro ano do Ensino Médio, com ênfase no Teorema da Divisão Euclidiana como ponto de partida. A proposta tem por finalidade consolidar e ampliar a compreensão dessa operação fundamental, explorando suas implicações em tópicos como Sistemas de Numeração, Máximo Divisor Comum (MDC), Mínimo Múltiplo Comum (MMC) e Divisibilidade, integrantes do currículo do Ensino Fundamental. Além disso, introduz conceitos mais avançados de forma acessível, como o Lema dos Restos e o Algoritmo de Euclides, que ajudam no desenvolvimento da argumentação matemática e de habilidades analíticas que são úteis em todas as áreas da vida. Para atingir esses objetivos, realizou-se uma análise do conhecimento prévio sobre o tema por parte dos alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Coronel Olímpio Cunha, localizada no Espírito Santo, bem como um estudo desses conteúdos e de temas correlatos nas duas últimas coleções de livros didáticos de Matemática, aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e utilizadas pelos professores e estudantes dessa escola no período de 2017 a 2023. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) também foi consultada para avaliar a inclusão e profundidade desses tópicos no currículo escolar. Com base nesta pesquisa, propõe-se uma sequência didática investigativa, focada na resolução de problemas e enriquecida pelo uso de recursos tecnológicos e históricos, com o intuito de despertar o interesse dos alunos pelo assunto e desenvolver habilidades como autonomia, tomada de decisões, análise de informações, experimentação de ideias, elaboração de argumentos e verificação de conclusões. Após a implementação da sequência didática, os alunos foram submetidos a um exame final para comparar os resultados com a avaliação diagnóstica, demonstrando o progresso dos alunos e a eficácia das estratégias pedagógicas empregadas neste estudo.
[Download TCC]