Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: CARLOS BRUNO DE JESUS OLIVEIRA
UFBA - Universidade Federal da Bahia - Salvador - BA
Dissertação
Título
UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA ASSOCIADA A ETIMOLOGIA NA RE(CONSTRUÇÃO) E COMPREENSÃO DO CONCEITO DE ÂNGULO: ˆUMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Essa dissertação visa propor um Produto Educacional que se compõe de uma Atividade Investigativa para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, associada ao uso da Etimologia, que proporciona a (re)construção e a compreensão do conceito de ângulo e algumas de suas particularidades. A fim de se atingir esse objetivo geral, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: apresentar o Produto Educacional; evidenciar as contribuições das Atividades Investigativas na compreensão da Linguagem Matemática; demonstrar como o uso da Etimologia contribui para a compreensão dos termos específicos relacionados
ao conceito de ângulo; e, analisar como o produto educacional, de fato, proporciona a (re)construção e a compreensão do conceito de ângulo e suas particularidades. Os dados obtidos e analisados possibilitaram inferir que as Atividades Investigativas, associadas à abordagem etimológica, proporcionaram aos discentes a re(construção) e a compreensão do conceito de ângulo e suas particularidades. Ao longo da aplicação das atividades, verificava-se o aumento progressivo do interesse e da compreensão dos estudantes acercados conceitos matemáticos abordados, na medida em que eram desafiados pelas tarefas propostas, coadunados pela mediação docente. Pelos seus objetivos, atividades propostas e resultados obtidos, essa pesquisa, além de poder contribuir para o Ensino da Matemática, também possui o potencial de incentivar o debruçar-se na busca por metodologias que visem aprimorar o ensino da Geometria.
[Download TCC]