MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ROBERTO ROSA DA PAIXAO

UFBA - Universidade Federal da Bahia - Salvador - BA

Dissertação

Título
Aprendizagem Significativa no Ensino de Simetrias: Uma aplicação para o 7º ano do Ensino Fundamental
Resumo
O ensino de simetria é uma temática muito importante, pois a mesma está presente em muitas situações da vida diária, portanto, é de fundamental importância que os alunos aprendam a identificá-la, pois isso pode contribuir inclusive com a aprendizagem de outros conteúdos. O objetivo deste trabalho é propor um ensino de simetrias baseado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, onde os alunos aprendam relacionando o novo conhecimento com os conhecimentos preexistentes em sua estrutura cognitiva. Neste trabalho é apresentado como Recurso Educacional uma sequência de atividades de simetria, proposta para ser desenvolvida em sala de aula de alunos do 7º ano do ensino fundamental com a utilização do software de geometria dinâmica GeoGebra. Esse ensino de simetrias baseado na aprendizagem significativa e aplicado a partir de construções no GeoGebra facilita a construção e transformação das figuras geométricas e o entendimento das coordenadas cartesianas.
[Download TCC]

Recurso Educacional 1

Título
Uma aplicação de Simetria no 7º ano do ensino Fundamental com Utilização do Geogebra para uma Aprendizagem Significativa
Veículo
EduCapes
Link
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917212      [Acesso externo]
[Download Recurso Educacional]